Global Social

Associar de novo o capitalismo ao cuidado e à compaixão

capitalismo

O sentimento de solidão que parece tão constante na sociedade de hoje não apareceu simplesmente do nada. Foi alimentado, em considerável medida, por um projeto político em particular: o capitalismo neoliberal. Uma forma de capitalismo egocêntrica e obcecada consigo mesma, que normalizou a indiferença, fez do egoísmo uma virtude e diminuiu a importância da compaixão e da atenção. Um capitalismo do tipo “subir a pulso” e “trabalhar cada vez mais”, que nega o papel fundamental que tanto os serviços públicos como a comunidade local desempenharam ao longo da história para ajudar as pessoas a prosperarem, e que perpetua, pelo contrário, a narrativa de que o destino de cada um está apenas nas suas mãos.

Não quer isto dizer que, antes, a solidão não existisse. Acontece que, ao terem transformado as nossas relações em transações, e os cidadãos em consumidores, e ao terem criado cada vez mais clivagens de rendimento e de riqueza, os quarenta anos de capitalismo neoliberal conseguiram, no melhor cenário, marginalizar valores como os da solidariedade, da comunidade, união e amabilidade, e, no pior cenário, pôr estes valores praticamente de lado. Temos, por isso de promover uma nova forma de política em cujo âmago encontremos o cuidado e a compaixão.

O objetivo político de levar os cidadãos a sentirem que alguém lhes protege a retaguarda não é irreconciliável com o capitalismo. É, na verdade, um mal-entendido fundamental do capitalismo pressupor que a sua variante neoliberal do tipo “Come ou sê comido” e “Cada um por si” é a única forma possível. Até Adam Smith, pai do capitalismo, embora mais conhecido como eloquente defensor dos mercados livres e da liberdade individual, escreveu extensamente, no seu livro Teoria dos Sentimentos Morais, sobre a importância da empatia, da comunidade e do pluralismo. Compreendeu que o estado tem um claro papel no que toca a proporcionar as infraestruturas da comunidade — e que, quando é preciso controlar os mercados para proteger a sociedade, estes devem ser de facto controlados.

Por conseguinte, embora o capitalismo neoliberal — com o seu foco estreito nos mercados livres e na desregulamentação, com a primazia que atribui aos direitos do capital, e com o seu antagonismo em relação ao estado-providência, mesmo que à custa da coesão social e do bem-comum — tenha dominado grande parte do mundo nas últimas quatro décadas, a verdade é que esta não é a nossa única opção para o futuro. Juntos, teremos de definir e de criar uma forma de capitalismo mais cooperativa, que produza resultados não apenas no plano económico, mas também no plano social.

Noreena Hertz
O Século da Solidão
Círculo de Leitores, 2021

Visualizações: 45

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Comentário de Margarida Maria Madruga em 7 junho 2022 às 2:23

A mudança é necessária, isso é óbvio. Mas, talvez mais quatro décadas para ficar mais ou menos. Os valores foram invertidos de tal forma que o trabalho a ser feito tem que ser muito bem elaborado e rigoroso no seu cumprimento por parte do sistema.

Comentário de Marta Maria (adm) em 16 maio 2022 às 2:07

O capitalismo neoliberal, é o único culpado pela fome, desemprego e por muitas pessoas viverem a margem da sociedade, por não defender a participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. E isso implica como foi citado acima, marginalizar valores como os da solidariedade, da comunidade, união e amabilidade, e, no pior cenário, pôr estes valores praticamente de lado. aumentando o sentimento de solidão e até mesmo nos fazendo sentir um nada.

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!