Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Um rei muito poderoso e sequioso de conhecimento pediu a um grupo de sábios que realizassem uma obra colossal e sem precedentes, que consistia em narrar a melhor história do homem jamais escrita.
Passaram-se muitos anos e, finalmente, os sábios apresentaram-se perante o rei com cem livros escritos, que continham a história da humanidade. O rei, contemplando aquela ingente tarefa, disse:
— Meus senhores, parece-me que não me resta tempo suficiente de vida para ler todos estes volumes, pelo que vos solicito que se esforcem por fazer um resumo.
Os sábios puseram mãos à obra e, anos depois, foram visitar o rei com apenas dez volumes. Mas o monarca voltou a dizer-lhes:
— Façam um resumo. Esses dez tratados são excessivos para mim.
Voltaram a passar vários anos e aqueles sábios, que ainda eram vivos, acudiram ao monarca com um volume apenas. Mas o rei era já um ancião e estava prostrado no seu leito, muito doente. Ao ver os sábios, lamentou-se:
— Acho que vou morrer sem saber nada sobre a história do Homem.
Mas, então, o mais velho dos conselheiros interveio, para dizer ao rei:
— Majestade, já que todos estes sábios não o conseguem fazer, eu farei um resumo da história do Homem: nasce, sofre e, finalmente, morre.
Neste preciso momento, o monarca esboçou um leve sorriso de satisfação e morreu.
Mas uns nascem, sofrem e finalmente morrem sem ter ultrapassado o seu egoísmo e tendo olhado apenas para si mesmos. E outros nascem, sofrem e finalmente morrem, mas deram um sentido especial às suas vidas ao terem-se ocupado, velado e colaborado também com os outros. Não é a mesma coisa, a diferença é abismal.
Ramiro Calle
Os melhores contos espirituais do oriente
Esfera dos livros, 2010
Os comentários estão fechados para esta entrada de blog
História cheia de significado!
Obrigada Adul!
Lindo Adul adorei!!!
© 2024 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por