Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Em tempos que já lá vão, o Fogo, a Água, a Verdade e a Mentira viviam juntos numa grande casa. Embora fossem delicados uns com os outros, mantinham uma certa reserva entre si. A Verdade e a Mentira sentavam-se em cantos opostos da sala, e o Fogo estava sempre a fugir da Água.
Certo dia, foram todos caçar juntos. Encontraram muitas cabeças de gado e conduziram-nas em direção à aldeia onde viviam.
— Dividamos o gado de maneira igual — sugeriu a Verdade, enquanto caminhavam pelas pastagens. — Essa é a forma mais justa de repartir as nossas presas.
Todos concordaram exceto a Mentira, que queria uma parte maior. Contudo, nada disse naquele momento. Enquanto se dirigiam os quatro para a aldeia, a Mentira foi ter com a Água e sussurrou:
— Como és mais poderosa do que o Fogo, destrói-o, e ficaremos com mais gado para dividir.
Então, a Água derramou-se sobre o Fogo, transformando-se em borbulhas e vapor, e fê-lo desaparecer. Depois, continuou o seu caminho, pensando com satisfação na maior quantidade de presas que lhe caberia.
Entretanto, a Mentira murmurou aos ouvidos da Verdade:
— Olha só! Vê como a Água matou o Fogo! Já que destruiu cruelmente o nosso querido amigo, vamos abandoná-la e levar o gado a pastar nas montanhas.
Enquanto a Verdade e a Mentira subiam a montanha, a Água tentou segui-las. Mas a montanha era demasiado íngreme e a Água não conseguia trepar. Então, derramou-se sobre si mesma, salpicando e contornando as rochas, enquanto caía pela encosta abaixo. E, ainda hoje, a Água corre pelas montanhas abaixo.
Quando a Verdade e a Mentira atingiram o cume, a Mentira disse à Verdade:
— Sou mais poderosa do que tu! Serás minha escrava e eu serei teu senhor, e todo o gado será meu!
Então, a Verdade ergueu-se e disse:
— Nunca serei tua escrava!
E ambas se envolveram numa luta, até que decidiram pedir ao Vento que julgasse a sua causa.
O Vento não sabia o que dizer e pôs-se a soprar pelo mundo fora, perguntando às pessoas quem era mais forte, a Verdade ou a Mentira. Algumas afirmavam que “uma única palavra mentirosa pode destruir completamente a Verdade”, enquanto outras insistiam que “a Verdade pode transformar todas as situações, tal como uma pequena vela anula a escuridão”.
Por fim, o Vento regressou à montanha e disse:
— Vi que a Mentira é muito poderosa, mas que só pode reinar onde a Verdade desistiu de se fazer ouvir.
E assim sempre tem sido, desde então.
Autor: Heather Forest
Wisdom Tales from around the world
Arkansas, August House, 1996
(Tradução e adaptação)
Os comentários estão fechados para esta entrada de blog
Excelente reflexão e um ótimo estudo sobre o assunto.
Belíssimo texto e concordo plenamente com a resposta do vento e sua sabedoria: A Mentira só pode reinar onde a Verdade, desistiu de se fazer ouvir... beijinhos
Obrigada Adul pela partilha.
Maravilhoso texto Adul!!! E sim, é verdade, a Mentira só pode reinar onde a Verdade, desistiu de se fazer ouvir.
© 2024 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por