Global Social

99cc75

Um homem estava a pegar nas chaves do carro (a mulher já tinha saído para levar as crianças à escola) quando tocaram à campainha.

Irritado, pois já se atrasara bastante, ele abre a porta:

— Sim?

O ser andrógino, belo e feio, alto e baixo, negro e louro, faz um sinalzinho dobrando o indicador:

— Vim buscar-te.

Não era preciso explicar, o homem entendeu logo: o Anjo da Morte estava ali, e não havia como escapar. Mas, acostumado a negociações, mesmo perturbado ele rapidamente pensou que era cedo, cedo demais, e tentou argumentar:

— Mas, como, o quê? Agora, assim, sem aviso, sem nada? Nem um prazo decente?

O Anjo sorri um sorriso bondoso e perverso, suspira e diz:

— Mas ninguém tem a originalidade de me receber com simpatia neste mundo? Nunca ninguém está preparado? Está certo que só tens quarenta anos, mas mesmo os de oitenta...

O homem agarrou mais firmemente a chave do carro que acabara por encontrar no bolso do casaco, e insistiu:

— Vá lá, dá-me uma oportunidade.

O Anjo teve pena, aquele grandalhão estava realmente apavorado. Ah, os humanos... Então teve um acesso de bondade e concedeu:

— Tudo bem. Eu dou-te uma oportunidade, se me deres três boas razões para não vires comigo desta vez.

(Passaria um brilho malicioso nos olhos azuis e negros daquele Anjo?)

O homem aprumou-se, claro, sabia que ia dar resultado, sempre fora um bom negociador. Mas, quando abriu a boca para começar a sua ladainha de razões – muito mais que três, ah sim – o Anjo ergueu um dedo imperioso:

— Espera aí. Três boas razões, mas... não vale dizer que os teus negócios precisam de ser organizados, a tua mulher nem sabe assinar cheques, os teus filhos nada conhecem da realidade. O que interessa és tu, tu mesmo. Porque valeria a pena deixar-te ainda aqui por algum tempo?

Já narrei esta fábula noutro livro e, nele, quem abria a porta era uma mulher. A objeção que o Anjo lhe fazia antes de ela começar a recitar os seus motivos era:

— Não vale dizer que é porque o marido e os filhos precisam de ti...

Muitas vezes contei esta historiazinha, e inevitavelmente homens e mulheres ficam surpresos e pensativos, sem resposta imediata ainda que de brincadeira.

E nós? Com que argumentos persuadiríamos o anjo visitante de ainda não nos levar? Eles seriam falsos, inventados no momento, ou brotariam da nossa eventual contemplação – e reavaliação – da vida, e do sentido de tudo, dos nossos projetos e esperanças?

Isto é, se acaso alguma vez interrompemos a nossa agitação para fazer um questionamento destes. Pois, em geral, atordoamo-nos na agitação dos media, da moda, do consumo, da corrida pelo melhor salário, melhor lugar, melhor mesa no restaurante, melhor modo de enganar o outro e subir.

Ainda que infimamente no nosso ínfimo posto.

Lya Luft
Pensar é transgredir
Lisboa, Presença, 2005

Visualizações: 7

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Comentário de Marta Maria (adm) em 14 janeiro 2023 às 0:47

Uma boa razão para pensarmos na nossa vida vem com esta pergunta: Com que argumentos persuadiríamos o anjo visitante de ainda não nos levar?
Devemos dar valor a vida e não apenas correr sobre sua superfície e então um dia estremos preparados para a visita do anjo da morte.

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!