Global Social

placer-vista

Se há algo que recordo da minha infância, são as eternas tardes de verão na aldeia. A luz do sol e os passeios pelo bosque com a minha avó.

A minha avó dizia que eu tinha mãos de pianista. Não é verdade, mas era assim que ela as via. Suponho que as avós têm a capacidade de ver tudo o que de bom há em nós. Tudo aquilo que poderemos chegar a ser.

As suas mãos, em contrapartida, eram grandes, com dedos grossos e toscos. Eram as mãos de alguém que tinha trabalhado a terra desde menina. Eu gostava mais das mãos dela do que das minhas. Eram mãos que pareciam uma casa, um lugar ao qual se regressa.

A minha avó não pôde ir à escola por culpa da guerra. A guerra dos homens, que rouba o direito às crianças. Mas possuía a sabedoria do campo e das estações. Outro tipo de conhecimento que agora estamos a esquecer.

Um dia, enquanto andávamos por trilhos e caminhos, cruzámo-nos com uma víbora. A minha avó ficou nervosa e gritou: «Pisa-a, pisa-a!» Quando, na verdade, queria dizer precisamente o contrário!

Eu deixei a serpente em paz e, assim, também a serpente nos deixou em paz.

Todos, por vezes, cometemos erros. Incluindo as avós. Ao longo dos anos, apesar das distâncias, dos telefonemas, dos quilómetros, do tempo... voltámos a passear juntos, e recordávamos aquele dia em que nos tínhamos cruzado com uma víbora. Ambos ríamos e a minha avó dizia:

— Eu jamais diria uma coisa dessas! Teria dito, de preferência, «Deixa-a ir, deixa-a ir!»

E eu arreliava-a, e pensava nas suas bonitas mãos, mãos que pareciam uma casa. Um lugar ao qual se regressa.

Adolfo Serra

Visualizações: 16

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!