Global Social

b86c

Estendida sobre um leito repleto de flores, debaixo de uma campânula de cristal, dormia a Bela Adormecida.

Era bela, boa e sensata, mas a sua beleza, bondade e sensatez dormiam com ela. Existia, mas adormecida, que era como se não existisse. Através da campânula transparente só se via a sua beleza, não as suas qualidades de caráter. Encontrava-se mergulhada, desde tempos imemoriais, num sono profundo, rodeada de afáveis gnomos que a defendiam de bandidos e animais selvagens. Eles sabiam que só um Príncipe Errante teria o direito de se aproximar dela. Mas não era certo que o Príncipe chegasse, e também não era certo que não chegasse.

Qual não foi, pois, a alegria dos fiéis gnomos quando, numa manhã de maio, viram chegar o Príncipe que, por um feliz acaso, se havia deixado levar até àquelas paragens.

— Aqui! Aqui! — gritaram-lhe os gnomos, levantando em seguida a campânula de cristal.

O Príncipe aproximou-se. Observou-a e reconheceu que se tratava da Bela Adormecida. Deixando-se levar por um poderoso impulso, inclinou-se e depositou um beijo sobre os seus pálidos lábios rosados. Exatamente como estava previsto que fizesse.

A Bela Adormecida abriu os olhos, despertou, e viu o Príncipe inclinado sobre ela. Pôs os braços em torno do seu pescoço enquanto os gnomos dançavam à sua volta cheios de alegria. E também contentes porque finalmente tinha terminado a sua guarda à Bela Adormecida e podiam retomar as suas vidas e dedicar-se aos seus afazeres.

Os gnomos tinham-se afastado, saltando de júbilo, enquanto o Príncipe permanecia entre os braços da Bela Adormecida e ela persistia no abraço. Até que começaram a doer-lhe as costas, de modo que, inadvertidamente, se sentou na borda da cama. Mas, como permanecia inclinado sobre ela, e por ela abraçado, era-lhe de todo impossível mudar de posição. Assim, passado algum tempo, perguntou:

— E agora? O que se segue?

— Agora ficamos assim para sempre — respondeu a Bela Adormecida.

— Para sempre? — redarguiu o Príncipe surpreendido.

— Claro. Então não foi para isso que me acordaste, depositando o teu beijo sobre os meus pálidos lábios rosados?

— Mas, minha querida Bela Adormecida, não iremos aborrecer-nos?

— Não entendo o que queres dizer. A felicidade é isto.

O Príncipe calou-se, confuso, e não discutiu mais pois não queria ficar mal. Mas, ao cabo de uns momentos voltou a tentar, desta vez apresentando o seu ponto de vista subjetivo como uma verdade objetiva.

— Olha, minha querida Bela Adormecida, de um ponto de vista subjetivo, estou totalmente de acordo contigo, mas, objetivamente, as coisas passam-se assim: sou um Príncipe Errante, programado, isto é, destinado a percorrer o mundo em busca de Belas Adormecidas. Sempre que vejo uma Bela Adormecida, aproximo-me e deposito um beijo nos seus pálidos lábios rosados. Ela desperta então, mas o que acontece depois já não me diz respeito. Por este motivo tenho de me pôr de novo a caminho.

— Mas de que Belas Adormecidas estás a falar? Eu sou A Bela Adormecida!

— Sim, sem dúvida. Bela, evidentemente, mas já não Adormecida. Já não estás a dormir, enquanto outras, pobrezinhas, continuam a dormir profundamente, esperando que alguém as desperte.

— Que outras? — perguntou a Bela Adormecida, num tal tom que o Príncipe preferiu não discorrer mais sobre o tema.

— As que forem. Não tem importância.

À Bela Adormecida bastou-lhe esta resposta incompleta, porque, como já se disse, era sensata. Só que agora, foi ela quem tentou apresentar ao Príncipe o seu ponto de vista subjetivo de uma maneira objetiva:

— Tens razão quando dizes que sou uma Bela já não Adormecida. Mas, no fim de contas, foste tu quem me acordou e agora já não voltarei a adormecer. De modo que, se te fores embora, e eu não puder ter-te mais nos meus braços, quem serei eu e o que será de mim?

O Príncipe sentiu-se triste.

— Isso é realmente um problema e estou convencido de que este conto está muito mal escrito. O autor programou-nos de uma forma em que as coisas batem certo só até um dado ponto e, depois, começam as contradições. Fiquemos, pois, nesta posição e talvez o autor se dê conta, apague, acrescente ou mude algo... Talvez então o assunto se clarifique...

Isto foi o que o Príncipe disse, mas as costas doíam-lhe cada vez mais. É que ele entendia bem a situação da Bela Adormecida e simpatizava deveras com ela. Permaneciam na mesma posição, mas nem a Bela Adormecida era feliz, porque não sentia que ficariam assim para sempre, nem tão-pouco o Príncipe, porque não lhe parecia que fosse apenas por algum tempo. Até que o Príncipe disse finalmente:

— Sinto uma incontrolável vontade de fumar, mas acabaram-se-me os fósforos. Permites‑me que me ausente um pouco para ir arranjá-los?

— Mas... voltas? — perguntou a Bela Adormecida, que era muito sensata.

— Claro que volto. Só vou arranjar fósforos e volto logo. Tenho uma vontade enorme de fumar.

A Bela Adormecida ficou pensativa. Por um lado, a sua sensatez impunha-lhe ceticismo, por outro, a sua bondade — porque era boa — fazia com que sentisse pena do Príncipe, atormentado pela avidez da nicotina. Não podia torturar assim o seu amado e disse-lhe com tristeza, já que a sensatez e a bondade não se punham de acordo:

— Vai.

E o Príncipe foi. Era verdade que tinha imensa vontade de fumar e que precisava de fósforos. Nisto era sincero. Quanto ao resto... Tinha a esperança de que, graças a esta verdade parcial, pudesse aligeirar o peso que sentia na consciência. Porque o resto era mentira. E assim, o Príncipe partiu com a esperança de que uma verdade parcial compensasse, na sua consciência, a mentira total. Mas era uma esperança infundada.

E não tardou a descobrir quão infundada era essa esperança. É que, de castigo, foi transformado num repugnante sapo. E permanecerá um sapo, até que — segundo um outro conto — encontre uma certa Bela com tão bom coração que, ignorando a asquerosidade do batráquio, deposite, com os seus pálidos lábios rosados, um beijo sobre o pustuloso bicho.

Só então voltará a ser um Príncipe.

Slawomir Mrozek
La vida difícil
Barcelona: Acantilado, 2002
(Tradução e adaptação)

Visualizações: 47

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!