Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador.
Filemom 1.1
Por ser uma carta pequena, provavelmente, poucas pessoas dão atenção à epístola de Paulo a Filemom, um dos pilares da igreja de Colossos. Nunca devemos julgar ninguém ou uma situação pela aparência ou pelo valor que o homem lhes dá. O Eterno não ordenaria a seu servo que escrevesse a outro sem necessidade. Jamais se apresse em falar o que não escutou de Deus, porque Ele não vê como nós (1 Sm 16.1-7). Vigie e ore!
No decorrer das próximas mensagens, aprenderemos o que Filemom, o Amável (esse é o significado do seu nome), tinha de ouvir do apóstolo. A igreja daquela cidade se reunia na sua casa, e isso fazia toda a diferença naqueles dias (Fm 2). Sendo uma pessoa abastada e conhecida, havia no povo daquele lugar um respeito por ele, e muitos davam testemunho do que Deus fez pelo ministério de Paulo, o qual, agora, estava prisioneiro em Roma. O Senhor é fiel!
Até mesmo um testemunho vindo de uma pessoa simples traz uma lição para nós, porque não é o que ela fala, e sim o que Deus ensina pela manifestação do Seu poder. Aquele que dá ouvidos a quem expressa, usando as palavras, o amor e o poder do Nome de Jesus, logo é chamado de filho de Deus, mesmo sem ter escutado sobre Cristo. O Mestre disse isso ao paralítico de Cafarnaum, ao ver a fé dos quatro amigos que o levaram até Ele pelo telhado (Mc 2.1-4).
Se aprendêssemos com Jesus a fazer a Sua obra, veríamos mais operações dEle. Quem recebe a Palavra consegue fé mais rápido do que os religiosos. Eles assistem ao culto sem dar lugar no coração às declarações do Senhor: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Ao observar a fé dos quatro homens e a do enfermo, Jesus Se alegrou e afirmou que os pecados do paralítico haviam sido perdoados.
O melhor a fazer em nosso serviço a Deus é plantar Sua Palavra em todo coração que nos procura pedindo ajuda. Por outro lado, podemos orar, chorar e implorar, e, ainda assim, nada acontecer com alguém por quem clamamos para ser curado ou liberto de certo problema. O Pai só pode responder quando temos fé; sem ela, não haverá conexão com Ele (Hb 11.6). Recebemos as bênçãos pela graça, mediante a fé (Ef 2.10). Por isso, ouça, creia e receba!
Nas próximas mensagens, estudaremos o que levou Paulo e o irmão Timóteo a endereçarem uma mensagem para o amável Filemom, um dos seus cooperadores. De igual modo, quando estivermos realizando o trabalho divino, devemos escrever à pessoa que nos ajuda na obra, passando informações precisas para aqueles que esperam benefício para si ou outrem, ou instruções sobre os assuntos pertinentes a fé. A falta de contato, ou abandono, pode resultar em prejuízos.
Onde quer que ministremos a Palavra, devemos ficar em alerta em relação aos colaboradores, chamados pelo Senhor para participar da Sua obra. Não será possível construir algo para Deus se não tivermos a assistência de outros servos. Jesus disse que tudo é possível, por isso jamais devemos desprezar aqueles que Ele chama para nos apoiar.
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por