Global Social

Arquivo de Tarde Abençoada – Página 2 de 4 – Recado Online

Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos!
Isaías 5.21
Ser sábio aos próprios olhos nunca foi bom. A Bíblia alerta: Louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro, e não os teus lábios (Pv 27.2). Ao realizar algo relevante, louve o Criador, porque Ele lhe deu a habilidade necessária para tal ação. Porém, se, em vez de dar a glória a Deus pela ajuda recebida, assumir o sucesso como um ato de perícia com a qual foi dotado, você estará mentindo. As boas coisas vêm do trono celestial (Tg 1.16,17).
Alguns que estão fora de sintonia com os Céus chegam a dizer que jamais erram e confiam na percepção que têm de si mesmos. Eles até conseguem executar a obra de modo espetacular, mas a Palavra de Deus declara: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jr 17.9). O Senhor sabe o que fala, então credite a Ele as suas realizações. Assim, você será bem-sucedido em novas oportunidades (Pv 3.5-8).
É difícil encontrar alguém capaz de fazer uma autocrítica, pois o coração o faz sentir-se melhor do que os outros. As Escrituras ensinam: O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano (Lc 18.11). Caso você se considere autossuficiente para fazer qualquer obra, poderá pensar que não precisa de Deus!
Por terem prosperado, muitas pessoas se sentem com mais sabedoria do que os demais. No entanto, se estes tentarem examiná-las, elas dirão que tal percepção é ilusão. O que fazer por quem se acha superior? A Bíblia orienta: Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus olhos (Pv 26.5). Mesmo não querendo ser antipatizado, isso ocorrerá com o vaidoso. Se continuar tomado pelo espírito da presunção, ele cairá em desgraça!
Alguns ganham a vida fazendo o que nem conheciam e, por causa disso, julgam-se com mais entendimento. Não é bom aborrecer-se com essas pessoas, pois os pensamentos delas são pura vaidade. O coração delas não as deixa sequer raciocinar; porém, se você as amar, deve ensiná-las a serem sensatas. As Escrituras afirmam: O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio o examina (Pv 28.11). Que o pobre o examine, e não quem se vangloria!
A sabedoria de quem se gaba de possuir dons especiais pode ser uma grande armadilha para ele. Se esse indivíduo não tem temor a Deus, mais cedo do que pensa, irá se surpreender por não ser tão sábio o suficiente. A Palavra do Senhor adverte: Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica (Tg 3.14,15). Alerte a quem se acha o tal. Nesse caminho, ele fatalmente cairá, pelo fato de negar a misericórdia divina. Seja firme nos ensinamentos e nas ordens do Senhor!
Não seja sábio aos próprios olhos nem pense que tem a prudência inata em você. Dependa do Senhor, que o escolheu para fazer a vontade d'Ele. Assuma-a como uma missão especial, creditando a sua convocação à misericórdia divina. Veja o que acontecerá com quem se submete ao Altíssimo: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte (1 Pe 5.6). Vigie e ore, para que o orgulho do diabo não faça sombra sob a sua vida. Seja luz na Luz!
Em Cristo, com amor...

Visualizações: 4

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!