Global Social

Nenhuma descrição disponível.

Mas somente consentirão aqueles varões habitar connosco, para que sejamos um só povo, se todo macho entre nós se circuncidar, como eles são circuncidados.
Gênesis 34.22
Hamor viu os seus argumentos vencendo as palavras contrárias. Então, passou a falar das condições dos israelitas para habitar com eles. Ora, o chefe heveu era mestre em argumentar. Ele esperou o momento certo para expor a proposta e a descreveu como simples e boa, pois faria deles um só povo. Nada foi pedido demais, somente que todos consentissem em se circuncidar. Que mal havia nisso?
Todo bom negociador formula bem a própria fala, tendo o cuidado para não fechar a porta da oferta e, ao mesmo tempo, é rápido em responder de maneira inteligente sem nunca ferir a outra parte. Ninguém consegue um acordo decente ameaçando usar a força. Isso seria rendição. A arte de apresentar os justos motivos é a parte boa de uma proposta. Após aceitarem as condições, os dois lados ficarão felizes com o resultado.
Hamor mostrou aos moradores da sua cidade que não havia dinheiro algum na negociação, e isso indicava que os filhos de Jacó eram ingênuos para isso. O maioral da terra sentiu que todos estavam propensos a acatar a circuncisão. Em seguida, usou outra estratégia para o fechamento do acordo, ao dizer que eles consentiriam habitar com os heveus, a fim de formar um só povo, desde que os homens heveus se circuncidassem, assim como ocorreu com Siquém (Gn 34.19). Era pegar ou largar!
O negociador de sucesso é calculista e bom de prosa. Ele fala ou se cala no tempo certo, sua mente gira a mil por hora, e repara na expressão do rosto de cada um dos interlocutores. Além disso, age como um ator e demonstra pelos gestos que todos ficarão satisfeitos com a proposta. Afinal, o que mais de lucrativo poderia ser-lhes oferecido a não ser o pedido bobo da circuncisão? Ela até dá boa saúde aos que a fazem.
O bom vendedor jamais é apressado e inconveniente, mas tranquilo e sábio ao mesmo tempo. O interessante para ele é a aceitação do cliente. Com a venda realizada, ele tem a sua recompensa. No caso de Hamor, era livrar o filho da vingança, comum naqueles dias. Sabendo da sua responsabilidade até cumprir a condição exigida para o acordo, Hamor agiu com sabedoria para obter o sim de todos.
Ele não poderia falhar e, sem desconfiar de nada, teria de mostrar que todos os homens concordariam em se submeter à circuncisão. Era isso, ou o seu filho sofreria a punição. Por ser o mais importante do local, e possuindo habilidade adquirida com o passar dos anos, Hamor se esforçou muito e conseguiu. Em pouco tempo, o pior teria passado; pelo menos, era o que esperava saber em breve.
Ainda veremos o que o ato impensado de um filho irresponsável provocou entre a população daquela terra. Não dá para uma pessoa fazer uma maldade contra qualquer outra e ficar sem a justa condenação. Só o arrependimento verdadeiro tirará do coração a pena que o pecado trará. Por isso, aceite agora Jesus como Salvador, e Ele o ajudará!
Em Cristo, com amor...

Visualizações: 29

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2025   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!