Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.
2 Crônicas 26.16
Essa parte da história de Uzias mostra que somos pessoas bem suscetíveis a agir fora do plano divino, por isso precisamos estar ligados à Videira, para não cairmos no que a Bíblia chama de condenação do diabo: Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo (1 Tm 3.6). Quem deixa de vigiar e orar pode cometer o maior erro de todos: a exaltação pessoal. Se Deus o usa maravilhosamente, reconheça o seguinte: Ele é o Senhor!
O Altíssimo nos deu Seu poder para Sua obra ser feita por nós. Logo, Ele nos fortalecerá! Porém, não permita que o seu coração se exalte. Infelizmente, muita gente já foi instrumento de Deus e, depois, tornou-se nada. Ele diz: Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura (Is 42.8).
Se, um dia, você se sentir o tal, a ponto de achar que pode fazer algo errado e que Deus não o julgará por isso, dê um passo atrás, pois estará à beira de um precipício: Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade (Pv 18.12). Nada é mais ameaçador para o salvo do que se sentir o poderoso, porque só há Um com esse título. Esteja atento!
Uzias não soube reprimir o seu espírito, e a Palavra declara que é perfeitamente possível contê-lo: E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas (1 Co 14.32). Todo mundo pode fazer isso. Quando a pessoa de fé diz que não fará algo errado nem deixará o diabo usá-la, a força dele perde domínio sobre ela. Jesus declarou que realizará tudo o que pedirmos em Seu Nome (Jo 14.14)!
O perigo reside no fato de alguém começar a se sentir autossuficiente. O tentador, então, muda de estratégia e massageia o seu ego. Com isso, a pessoa pressupõe que nem tudo é como Deus disse; afinal, ela tem participação no próprio sucesso. Quando seu coração se exalta, sem ser contido, o mal continua a comandá-la. Em pouco tempo, a corrupção tomará conta dela. Assim sucedeu com Uzias.
Após se perverter, o passo seguinte será transgredir contra o Senhor, como fez esse rei de Judá. A perda do referencial da Palavra nos faz desrespeitar o Onipotente e ir além do normal. Isso também ocorreu com Saul. Ele fez acordo com Agague, rei amalequita, poupando-lhe a vida e o melhor dos animais, que, segundo Saul, o povo decidiu reter (1 Sm 15.9-23). Mas, mesmo dando desculpas, ele perdeu o reino. O pecado de Uzias foi tentar queimar incenso no templo de Deus. Faça o certo!
O rei entrou no templo ignorando que essa parte do culto foi dada aos sacerdotes. Ele queimaria o incenso no altar dedicado a esse ato. Cada obreiro tem uma chamada diferente, no entanto uns, por serem bem-sucedidos, acham que podem dirigir a obra. Cuidado!
Em Cristo, com amor...
© 2024 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por