Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Efraim se apascenta de vento e segue o vento leste; todo o dia multiplica a mentira e a destruição, e fazem aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito.
Oseias:12.1
No decorrer da História, muitos se submeteram ao diabo e estragaram o plano idealizado por Deus para a humanidade. Não sabemos ao certo, mas até alguém que se converte e, depois, afasta-se do Evangelho leva consigo muita gente para a perdição (Mc:9.42). As pessoas não sabem que isso acarretará um eterno prejuízo para sua alma. Ora, é um absurdo os filhos de Deus ajudarem o diabo na derrubada de irmãos e na perdição dos não salvos!
O Senhor conhece o homem melhor do que ninguém, pois, sendo Deus, é onisciente. Ao falar dos escândalos que ocorreriam na Sua obra, o Salvador Se expressou desta forma: E disse aos discípulos: E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! (Lc:17.1). Os que assim procedem desconhecem o quanto sofrerão por tamanho dano. Mas por que alguns fazem o que não deveriam?
A separação das dez tribos do reino de Davi foi obra de Deus, pelo fato de Salomão ter pecado. Ele amou inúmeras mulheres e se inclinou aos falsos deuses, mesmo o Senhor dizendo as israelitas que esses ídolos não deveriam ser adorados. Foi a maldade desses cultos que fez o Senhor destruir os moradores de Canaã e dar a terra aos descendentes de Jacó. Jeroboão foi o escolhido para fazer a separação e ser o rei do que ficou conhecido como o Reino de Israel, do Norte ou simplesmente Samaria, que era a capital.
Logo que assumiu o trono, temendo que o povo continuasse indo a Jerusalém adorar a Deus, Jeroboão mostrou desprezo pelo Altíssimo. Ele se vendeu a Satanás, mandando fazer dois bezerros de ouro, e isso ofendeu o Senhor: Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito (1 Rs:12.28). Misericórdia!
Esse monarca instituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi (v. 31), desde que o povo levasse algo para oferecer. Essas pessoas nada tinham para dar. Assim, os israelitas seguiram o vento leste descrito no livro de Oseias – o das grandes tempestades que queima as plantinhas quando ainda são tenras. Dessa maneira, o reino de Samaria ficou desamparado pelo Senhor, e os habitantes dessa região agiam como bem lhes parecia. A terra era boa, fértil; por isso, eles prosperaram, mas estavam em pecado.
A cada dia, multiplicava-se a mentira e a destruição. Afinal, sem a proteção divina, o inimigo os fazia agir perversamente, a ponto de cultuarem a Baal, o senhor da promiscuidade. Foi em Samaria que reinaram Acabe e sua mulher Jezabel, os quais fizeram o povo se desviar do caminho da retidão. Deus continuou amando o povo santo, porém todos os seus reis foram maus. O final dos israelitas foi triste: eles foram espalhados pelo mundo.
No desespero, por causa dos reis que investiam contra outros reinos, Acaz buscou a ajuda da Assíria (2 Cr:28.16), país conhecido por vencer e tomar a terra dos demais. Como o coração de Israel não era de Deus, também levava o azeite, a unção do Altíssimo, ao Egito. Quem se afasta do Senhor nem sente que se aproxima do diabo cada vez mais. Vigie!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm)
Produzido Por