Global Social

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Jesus (Mateus 6:21)

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Jesus (Mateus 18:18)

Nos esclarecimentos acima, dados pelo Senhor Jesus, observamos que tudo o que chama a atenção do Espírito propicia um elo formado pelo sentimento correspondente.

Bastará um pequeno esforço no sentido de observarmos a nós mesmos para percebermos o quanto estamos ligados a coisas, pessoas, cargos, posições sociais e pontos de vistas, e quanto os defendemos, até mesmo com ferocidade, para não nos sentirmos inferiorizados em caso de contrariedade e perdas.

E quanta energia gastamos nisso! Energia que seria melhor utilizada se a utilizássemos para o nosso progresso moral.

Explica a Doutrina Espírita que o egoísmo, junto com o orgulho, é um dos maiores entraves ao progresso do Espírito por prendê-lo às coisas e situações que são passageiras, e que tem utilidade somente no que pode dar ao Espírito ensinamentos e experiências para o seu desenvolvimento rumo à perfeição a que está destinado.

Fora a questão da perda da liberdade material e espiritual no apego, corre-se outro risco que não é avaliado por nós outros no quotidiano.

Trata-se do que está embutido no segundo versículo acima anotado.

O vocábulo “céu”, no referido versículo, tem a conotação de Mundo Espiritual, e o Senhor está nos dizendo que se não nos desvincularmos sentimental e emocionalmente do que nos prende espiritualmente, ao desencarnarmos carregaremos os mesmos sentimentos e interesses emocionais para lado de lá, e por conta da ligação criada e mantida pelos interesses do Espírito, automaticamente nos manteremos preso ao Mundo Material, sem a possibilidade de enxergar não só as belezas da espiritualidade, como também as bênçãos do socorro espiritual.

Há consequências negativas nessa condição.

A convivência com desencarnados estacionados junto ao que lhe prendem a atenção, expõe ao risco da influência energética prejudicial causada pelo períspirito deles, desajustado pelo comportamento materialista, podendo resultar em impressões e sentimentos nocivos à saúde física e emocional dos encarnados.

Para o próprio desencarnado o prejuízo está justamente na interrupção do progresso espiritual, que o afasta da consequente percepção da felicidade que tanto se almeja, e que está à disposição de todos por determinação da Providência Divina.

A solução, evidentemente, não é abrir mão de tudo e de todos, vivendo uma vida sem sentimento e emoção mas, sim, de dar o justo valor a tudo o que nos envolve, tirando proveito para o crescimento do Espírito, obedecendo a vontade de Deus, que sempre sabe o de que necessitamos, muito antes de pedirmos, como asseverou Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pensemos nisso.

António Carlos Navarro

Visualizações: 22

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!