Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Achou-o na terra do deserto e num ermo solitário cheio de uivos; trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do seu olho.
Deuteronómio 32.10
Os israelitas foram para o Egito com a bênção de Jacó, mas, depois que ele e seu filho José morreram, os novos faraós mudaram o tratamento para com eles (Êx 1.8-14). O resultado foi que se tornaram escravos na terra de Cam (leia os Salmos 105 e 106). Isso mostra que o mundo só nos dá o respeito e a liberdade por causa de alguém influente ou algo importante que fazemos. Porém, tão logo essa pessoa morre, ou ao envelhecermos, poucos se preocupam connosco.
Moisés compreendia a necessidade de fazer algo em favor de seu povo. No entanto, para preservar a própria vida, ele se escondeu em uma terra deserta durante 40 anos (Êx 2.15; At 7.29,30). Lá vivia como cuidador de ovelhas; ainda não cuidava do seu povo, somente de animais. Porém, o Onipotente achou os hebreus em Moisés e o chamou para voltar ao Egito, a fim de libertá-los. Muitos pregadores não conhecem a razão de Deus chamá-los para o ministério, mas, ao dizerem sim, eles conduzem os perdidos à salvação.
Se Moisés tivesse sido rebelde, responderia pelo sangue dos filhos de Jacó, que pereceriam longe do Altíssimo, e até pela nossa vida. Ele estava no deserto, cuidando das ovelhas do sogro e, quando viu a sarça ardendo em fogo, a sua atenção se voltou no fato de o arbusto não se consumir (leia Êxodo, capítulo 3). Enquanto esse servo do Senhor examinava tal fenômeno, Deus bradou do meio da planta, mandando-o tirar as sandálias, pois aquele lugar era santo. Tal visitação divina também nos santificou. Obrigado, Pai!
Naquele lugar solitário, no meio de lobos e demais animais selvagens, Moisés, que foi tirado das águas, entendeu a responsabilidade sobre seus ombros. De igual modo, ou bem diferente disso, no decorrer dos séculos, muitos foram chamados para tirar o povo do pecado, de debaixo da escravidão em muitas nações, mas nada fizeram. Certamente, a posição deles no Juízo eterno será tremendamente desfavorável. Temos de examinar nossos procedimentos!
Israel foi entregue a Moisés. E, diante de nós, quanta gente foi colocada para ser liberta de suas iniquidades, mas não agimos? Todo salvo tem a responsabilidade para com as pessoas que jamais ouviram falar das Boas-Novas. Ora, o Altíssimo preparou você para ser enviado pelo mundo, a fim de arrebatar almas do fogo (Jd 1.23). A sua preparação para servir ao Senhor destina-se à salvação de muitos perdidos. Portanto, responda como Moisés e cumpra a sua missão.
A sua instrução começa com as lágrimas derramadas diante de Deus, chorando pelo seu modo de viver no pecado. Quando você se achega ao Senhor, Ele Se aproxima daqueles que você conduzirá a Cristo. A partir do seu sim, essas pessoas pensarão de modo diferente e verão a religião delas como algo vazio. Além disso, elas sentirão fome de Deus e ouvirão acerca de algo que as fará raciocinar sobre a Verdade. Um dia, serão salvas e chamadas também.
Deus guardou Israel no cativeiro, como a menina dos Seus olhos. O Todo-Poderoso protegeu Moisés e o usou de modo poderoso. O êxodo do Egito foi perfeito, obra de Mestre, pois ninguém morreu, a não ser o grandioso exército de Faraó (Êx 14.15-31). O Senhor há de usá-lo da mesma maneira, você aceita?
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por