Global Social

O que for bom para o mundo será bom para nós

oqebpmsbpn

A nossa vida tem-se baseado no frágil pressuposto de que o que for bom para nós será bom para o mundo. Uma perspetiva que se baseia no ainda mais frágil pressuposto de que conseguimos saber, com certeza, o que é bom para nós.

Ao fazer do nosso orgulho e ambição pessoais o nosso comportamento-padrão em relação ao mundo, temos agido de forma a prejudicar o planeta e todos os seres vivos que o habitam.

E agora, quando já é talvez demasiado tarde, vemos o enorme erro que cometemos. Vemos que não foi só a nossa criatividade —— a nossa própria capacidade para viver —— que se viu sufocada por esta crença arrogante, mas também a própria criação.

Errámos. O que significa que temos de mudar as nossas vidas, de forma a vivermos segundo o princípio de que o que for bom para o mundo será bom para nós. O que exige que façamos um esforço para conhecer o mundo e para discernir o que lhe é benéfico.

Temos de aprender a cooperar com os seus processos e a submetermo-nos aos seus limites. Contudo, é ainda mais importante que reconheçamos que a natureza está eivada de mistérios que nunca conseguiremos compreender cabalmente. Devemos pôr de parte a arrogância e adotar uma atitude de reverência. Temos de recuperar a perceção da majestade da criação e ter para com ela um profundo respeito.

Pois não tenho qualquer dúvida de que só a nossa humildade e respeito perante o mundo permitirão à nossa espécie continuar a habitá-lo.

Wendell Berry

Visualizações: 58

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Comentário de Margarida Maria Madruga em 1 novembro 2021 às 23:16

É uma grande e bela opinião.

Comentário de Conceição Valadares em 31 outubro 2021 às 6:54

Belíssimo texto e lindo blog Adul!

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!