Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR.
Malaquias 4.5
O profeta Elias citado aqui não é o homem que enfrentou o mau rei Acabe e o envergonhou no monte Carmelo, quando o povo gritou que só o Senhor é Deus (1 Rs 18.20-39). Quando parecia não haver jeito para Israel abandonar o culto ao falso deus Baal, surge esse morador de Gileade para fechar os céus e, depois, desmoralizar o deus que nada podia. O mencionado no versículo chave desta mensagem aponta para o plano feito antes mesmo de Deus começar a criação, a redenção do homem da perdição eterna (1 Pe 1.18-20; Ap 13.8b).
Elias se mostrou corajoso ao enfrentar o homem que mandou matar os profetas do Senhor. Ele não era profeta ainda, mas um servo ousado. Com intrepidez, procurou aquele perverso monarca e disse-lhe que, se não deixasse o falso culto, não haveria orvalho nem chuva enquanto ele, Elias, não autorizasse que voltassem a existir naquela terra (1 Rs 17.1). Por certo, Acabe o achou louco, porém o procurou depois! (1 Rs 18.7-10).
Quem prova o amor de Deus deve procurar saber qual missão o Altíssimo lhe reservou, pois ninguém vem ao mundo por acaso. A pior tragédia ocorre quando os salvos não são ensinados a buscar a presença divina. As nossas igrejas não podem se tornar clubes, aonde os cristãos vão quando não têm o que fazer. Elas precisam ser a Casa de Deus, de oração, a qual todos os povos visitam regularmente com amor e fé (Is 56.7).
Caso deixemos de orientar os membros do Corpo de Cristo acerca do que Deus tem para eles, nunca descobrirão por si mesmos. A igreja deve ser um corpo vivo, onde os salvos buscam ser cheios do Espírito Santo e receber o conhecimento capaz de fazê-los vitoriosos (Ef 5.15-21). A igreja não é um hospital espiritual, e sim uma maternidade do novo nascimento. O salvo precisa ser treinado para ser sucessor do Mestre, a fim de realizar a obra como Ele (Ef 4.10-16).
Não devemos nos importar com as oportunidades oferecidas pelo mundo, e sim com as do Reino de Deus, reservadas aos Seus servos fiéis. Sem dúvida, todos acreditam que Jesus disse a pura verdade. Eis o que Ele declarou quando instruiu Seus filhos a como procederem na vida: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33). Então, obedeçamos!
Quando os salvos derem a Deus o devido lugar, o mundo saberá diferenciar aqueles que são do Senhor dos que brincam de fé. Jamais percamos tempo nem cobicemos aquilo que os perdidos procuram. Sabemos o que o Altíssimo requererá de nós. Então, se formos achados em falta, a exemplo do servo que enterrou o talento e o devolveu intacto, seremos enviados às trevas exteriores (Mt 25.30). Misericórdia!
Em Cristo, somos enviados como Elias, o qual trouxe a Boa Notícia e o ânimo ao povo que vivia sem saber como agir, por causa da loucura de Acabe e Jezabel, mulher deste rei. Elias se dirigiu a eles e fez o certo. Com isso, foi recompensado com a bênção de ser levado ao Céu sem morrer (2 Rs 2.11). Creia na Palavra do Senhor e se prepare, pois você será usado por Ele!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por