Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
Jó 19.25
No capítulo 19 do seu livro, Jó se mostra triste e melancólico com as situações que, sem saber a razão, ocorriam em sua vida, já que as Escrituras o descreveram como alguém quase perfeito: Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal (Jó 1.1). De uma hora para outra, tudo mudou e, sem saber o que dizer, ele contendeu por fé, mas Deus foi seu justo Juiz!
Jó foi feito de exemplo para aqueles que deixam de verificar como vivem. Mesmo sendo conselheiro e amigo de todos, ele não percebeu o medo entrar em seu coração. Ora, essa é a parte do homem que ninguém vê. Resultado: o diabo teve permissão de tocar nele. Depois, Jó viu seu erro e disse: Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu? (Jó 3.25). No fim, o Senhor lhe aplicou a esperada justiça.
Os amigos de Jó também eram sábios, mas não conseguiram ajudá-lo, porque falaram por si mesmos, usando as palavras de Deus fora de contexto. Logo, o parecer deles jamais faria alguém reagir diante do seu problema. Precisamos estar em comunhão com o Céu, a fim de sabermos qual remédio usar para o mal de alguém. Não basta citar a Palavra nua e crua, até porque a própria Bíblia afirma que a letra mata (2 Co 3.6).
Em meio à dor, Jó reclamou com dureza do que seus amigos falavam: Tenho ouvido muitas coisas como estas; todos vós sois consoladores molestos (Jó 16.2). Se a Palavra vem do Senhor, ela é como o bálsamo de Gileade, mas, na maioria das vezes, pensando em ajudar, muitos acrescentam dores a quem não sabe nem entende por que coisas ruins acontecem. Os consoladores salvos deveriam viver diante de Deus.
Quando sentimos do Altíssimo o que falar e Lhe obedecemos, mesmo sendo o recado pequeno, o auxílio é bem aceito e nos fará dignos de receber a recompensa por tal ato, como Jesus declarou: E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mt 10.42). Maravilhoso é ministrar e entregar o conselho certo. O dia da retribuição virá (Ap 22.12).
Cristo falou que quem vive aos Seus pés escolheu a melhor parte: E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada (Lc 10.41,42). Essa é a parte que faltava nos consoladores perversos de Jó. Eles tentaram confortar o patriarca, porém o que saia de suas bocas não era a mensagem celestial. Peça um guarda para a sua boca (Sl 141.3).
Quando Jó se acertou com Deus, Este repreendeu os amigos dele: Sucedeu, pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó (Jó 42.7). Bom é estarmos dentro da vontade divina, crendo que o nosso Redentor vive, para nos recompensar e não nos repreender.
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por