Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E tomou-a Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher.
Juízes:1.13
A cada vitória, Judá se enchia de ânimo, pois era evidente que lutava a peleja do Senhor. Esses guerreiros sabiam que o Todo-Poderoso ia com eles para protegê-los, mesmo havendo gigantes a serem derrotados, como ocorreu em Hebrom. Para eles, o triunfo total seria obtido de batalha em batalha, porque o Altíssimo os convocou e lhes ordenou que lutassem até possuírem todo o território destinado a eles. Temos de fazer desse mesmo modo!
Após ferirem os gigantes de Hebrom, o orgulho da cidade, e a terem tomado, os filhos de Jacó partiram contra os moradores de Debir. Aquela terra fora dada a Calebe, um dos 12 espias que voltou com a Boa Notícia (Nm:13.30ss). Calebe propôs um desafio aos varões de guerra de Judá, afirmando que aquele que tomasse Debir poderia se casar com sua filha Acsa – que significa “tornozeleira” (Js:15.16). Ele era conhecido dos demais de Israel, pois, aos 85 anos, sentia-se com 40 anos, como quando saiu do Egito (Js: 14.10,11).
O capitão Otniel, sobrinho de Calebe, levou a sério essa proposta e a executou, passando, então, a ser genro daquele que não se importou com os grandalhões que havia em Hebrom. Adiante, falaremos mais de Otniel, pois Deus o usou de modo maravilhoso na condução do Seu povo. Os servos do Altíssimo, com integridade e disposição de vencedor, conquistarão a vitória.
Os escolhidos do Senhor não precisam temer o amanhã, pois o Guarda de Israel jamais os abandonará nas pelejas da vida. Ainda que tudo se volte contra eles, Deus não deixará de cumprir a Sua Palavra. Jesus Se compromete a ser o nosso Refúgio, a nossa Fortaleza e o nosso Socorro bem presente na hora da tribulação (Sl:46.1). Jamais fique impressionado com nada, pois só o que Deus diz merece crédito.
O nosso Criador tem presciência; portanto, sabe o que ocorrerá conosco até o final da nossa vida. Ele nos deu a libertação de qualquer laço arquitetado pelo inimigo para nos prender. Nunca devemos nos importar com as ameaças do diabo, porque ele perdeu a batalha para o Messias, e tal vitória foi posta em nossa conta. O Filho de Deus não precisava vencer quem já é derrotado.
As batalhas que temos de travar serão dirigidas por Deus, e todas elas serão lições a serem aprendidas. Afinal, o Onipotente nunca nos deixará nem nos desamparará. Não deixe o medo ou qualquer outra ferramenta maligna intimidá-lo. O Senhor sempre, com amor e misericórdia, operará em seu favor. Os que crerem nEle não ficarão envergonhados!
Levante a cabeça e veja o quanto você tem sido amado pelo Senhor. Entretanto, para vencer as adversidades, é necessário assumir o que Deus declara a seu respeito. Não tente comprar o favor divino ou pagar pelo benefício que lhe foi feito, pois isso ofenderia o bondoso coração do Pai. Mesmo que tudo ateste não ter jeito para você se livrar de alguma enrascada, ore, e Deus agirá (Lc:1.37). Amém!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por