Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Em Portugal, existe um banco onde a moeda não é o dinheiro e sim o tempo.
O Banco do Tempo funciona como um sistema de troca de ações solidárias. A instituição troca o dinheiro pelo tempo para que as pessoas possam fazer serviços umas para as outras.
Cada membro oferece e recebe um serviço. Por exemplo, tratando-se de um médico, ele pode oferecer uma consulta a quem não tem condições de pagar pelo serviço e, depois, receber um serviço em troca de outro membro.
“Através das trocas e dos encontros, o Banco de Tempo enriquece o mundo relacional das pessoas que nele participam, joga um papel importante na recuperação, em novos moldes, da solidariedade entre vizinhos e no combate à solidão; favorece a colaboração entre pessoas de diferentes gerações, proveniências e condições sociais. Contribui também para o desenvolvimento e partilha de talentos e facilita o acesso a serviços que dificilmente poderiam ser obtidos, dado o seu valor de mercado. O Banco de Tempo suscita questionamentos e incentiva mudanças no modo como vivemos em sociedade”, diz o site do banco.
O serviço é pago com um “cheque do tempo”. Quem prestou o serviço deposita o cheque, que é creditado em sua conta, e pode a partir daí obter serviços oferecidos pelos outros membros do banco.
Cada hora de trabalho prestada por um membro equivale a uma hora de serviço qualquer que ele precise no futuro. O bom é que todas as horas têm o mesmo valor, independente do serviço oferecido. Uma economia solidária e justa.
Atualmente, o Banco do Tempo possui 28 agências espalhadas por várias cidades portuguesas. Entenda mais:
Fonte: http://www.contioutra.com/em-portugal-existe-um-banco-onde-a-moeda-...
Os comentários estão fechados para esta entrada de blog
ola boa noite este banco do tempo increve de portugal lindo beijos
Realmente foi uma ideia excelente. A unidade de troca não é o dinheiro, mas uma medida comum de tempo e o potencial humano, o trabalho por hora. Muito bonita essa ajuda mútua de pessoas, de uma cidade ou de um bairro, que fazem serviços comunitários em troca de outros serviços. A capitalização é de serviços, nunca de dinheiro pois não se visa o lucro. É um sistema de troca de serviços para os serviços ou favores por favores. Isso ajuda as relações sociais, igualdade e entre diferentes camadas económicas. O uso deste tipo de economia pode resolver vários problemas presentes na economia de mercado. Quem dera essa ideia chegasse ao Brasil... mas quem sabe né?
Parabéns a Portugal por essa iniciativa.
Bom dia Adul Rodri
Parabéns, muito bom este banco do tempo.
Uma ótima ideia, obrigado pela informação,
não sabia que existia esse tipo de serviço,
comunitário em banco sensacional...
No brasil não temos infelizmente...
M A R A V I L H O S O. Preciso de tantas coisas e posso oferecer outras tantas.
Parabéns Portugal pelo Banco do Tempo...
Tempo...!!!
Queria ter mais um tempo, para refazer muitas coisas em minha vida...
Queria ter mais um tempo, para dizer eu te amo, a várias pessoas que eu não disse...
Queria ter mais um tempo para simplesmente,viver,no sentido exato da palavra::: amando; perdoando; contribuindo para ajudar mais o meu próximo, sem questionar tanto, simplesmente amando...
mas o Tempo se foi, e hoje, só posso dizer que eu te amo meu amigo,minha amiga, minhas forças não me permitem mais,ir muito além das palavras...
te amo... queria ter mais tempo...
Bom Dia...
ola boa noite existe um banco de meoda que não são dinheiro pode ser cheque de verdadeiro amigo isso muito lindo bjs
© 2024 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por