Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Mas, se não nos ouvirdes e não vos circuncidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos.
Gênesis 34.17
O povo costuma se referir ao filho que age como o pai, dizendo: “Tal pai, tal filho”. Isso se aplica aos filhos de Jacó, que se mostraram bons estrategistas. Eles devem ter se separado um pouco de Hamor e Siquém, para raciocinar juntos, e tiveram ciência da ideia maliciosa desses dois e concordaram em lhes propor a circuncisão. Os donos da terra gostaram disso e se dirigiram aos demais para pedir que concordassem com a circuncisão, pois não havia alternativa.
Era pegar ou largar; então, Hamor e seu filho pegaram. Nem imaginavam quanto o ato insano de Siquém traria de dor para sua casa e seu povo. O problema era maior do que imaginavam. Da mesma forma ocorrerá com quem desrespeita o lar do próximo, toca em uma criança ou compra o silêncio de alguém para não ser denunciado ou apenado. No Juízo final, ninguém conseguirá se livrar dos seus pecados.
O olhar de Deus vê tudo. Mesmo que a pessoa faça algo escondido, isso será requerido no tribunal de Cristo. Jesus conhece até as intenções do coração: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12). Pobre de quem transgride!
Às vezes, até quem trabalha ao lado de servos de Deus pensa que pode ocultar suas iniquidades. Geazi, auxiliar do profeta Eliseu, fez o general da Síria lhe dar presentes, mesmo sabendo que o profeta não aceitou nada ao tê-lo curado da lepra. Ele ainda disse que Eliseu mandou pedir algumas coisas, pois um auxiliar chegou de repente e teria de ajudá-lo. Ao voltar, o profeta perguntou aonde tinha ido!
Em vez de contar a verdade, o auxiliar negou ter ido a algum lugar. Ele sabia da unção que pairava sobre Eliseu. Então, veio a repreensão: Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isso ocasião para tomares prata e para tomares vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas? (2 Rs 5.26). Misericórdia!
Então, desmoralizado, Geazi ouviu Eliseu dar a sentença vinda do Senhor pela atitude mentirosa: Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve (2 Rs 5.27). Fica a pergunta: ele não sabia que o profeta era usado por Deus desse modo, a ponto de ouvir tudo o que o rei da Síria falava com seus generais a 300 quilômetros de distância? Pagou para ver e viu!
Os filhos de Jacó fizeram a proposta que não deixava dúvidas. Se dissessem sim, tudo estaria bem; caso a recusassem, eles pegariam Diná e iriam para longe dali e nunca mais Siquém a veria. Pai e filho não acreditavam no que ouviram, pois já haviam oferecido bem mais. Agora, era só se deixarem circuncidar e tudo estaria bem.
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por