Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E disseram-lhes: Não podemos fazer isso, que déssemos a nossa irmã a um varão não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós.
Gênesis 34.14
Estava certo o que os irmãos de Diná falaram sobre a circuncisão. Porém, eles tinham um plano e iriam fazer Siquém pagar caro pela maldade feita com a moça. Nem sempre as pessoas deixam escapar a verdade no que dizem. Eles estavam cheios de ira contra o maldoso príncipe, mas, naquele momento, não podiam fazer nada, porque o povo se voltaria contra eles. Era um ardil para consumar a vingança!
Bom é viver em comunhão com o Altíssimo, para que o inimigo não nos cause nenhum prejuízo. Isso é o que ele sempre quer fazer (Jo 10.10a). Quando nos afastamos do Senhor, Satanás envia os seus demônios para nos fazer "algum bem". Assim, não desejaremos voltar para Deus. Ora, trata-se de um engodo do maligno, tentando nos envergonhar, destruir a nossa família e nos fazer sentir miseráveis.
Para Jacó, era inacreditável o que sucedera com Diná. Veja, falamos de um fato ocorrido há quatro mil anos. Se ela não tivesse ido ver as filhas da terra, não teria encontrado com Siquém e nada teria acontecido. Ora, quantas vezes ignoramos algumas coisas que abrem as portas para os agentes do reino das trevas entrarem e fazerem o mal em nossa vida? Ainda veremos isso.
Há pessoas consideradas santas que nos fazem propostas que vem do Inferno. Os seus desejos secretos aparecem quando elas percebem que somos inocentes em Cristo. Mas Deus nos concede a Sua assistência; basta vivermos na Sua presença. Ali não estava alguém de Deus propondo algo a Diná, e sim um veterano no erro, que conseguiu, com sua manha, levá-la para a cama e, depois, para sua casa.
Para Jacó e seus filhos, tal fato estava além da compreensão, porém nada mais podia ser feito. Então, o pai de Siquém, dono daquela região, pediu que o jovem príncipe se casasse com ela. Além disso, propôs: Aparentai-vos connosco, dai-nos as vossas filhas e tomai as nossas filhas para vós (Gn 34.9). Desse modo, os dois povos se fundiriam. Onde estava o plano de Deus? Disso os heveus nada entendiam, mas Jacó e sua família sim, porque temiam o Senhor. Que situação!
Siquém seria circuncidado no exterior, mas o interior continuaria sem o conhecimento daquilo que o Altíssimo ensina aos Seus filhos. Logo, aquele casamento era inviável. Certamente, na mente de Jacó, tudo estava confuso, mas Deus daria a solução. A porta que estava aberta lhes seria mostrada, e eles remendariam o fracasso. Entretanto, seria difícil, pois os povos ao redor comentariam o que aconteceu à herdeira da promessa.
É triste saber que algumas famílias cristãs deixam o temor a Deus e desobedecem à Palavra, consentindo que seus filhos se casem com quem não nasceu de novo em Jesus. Na verdade, a orientação bíblica em relação a esse assunto não tem sido ensinada como deveria. Logo, os filhos nascidos em famílias nessas condições podem facilmente não servir a Deus!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por