Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E diz Efraim: Contudo, eu tenho-me enriquecido, tenho adquirido para mim grandes bens; em todo o meu trabalho, não acharão em mim iniquidade alguma que seja pecado.
Oseias:12.8
Efraim se gabava de ter enriquecido, adquirindo bens. Mas o que isso adiantou, se, pouco tempo depois, foi invadido por Salmaneser, rei da Assíria, levado e espalhado nas mais diversas terras daquele reino ímpio, nunca mais voltando a ser um país? A Bíblia diz: Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade (Pv:18.12). A rebeldia contra as orientações do Senhor nunca foi boa, mas o temor sim!
Por causa de impostos dos quais não precisava, o Reino do Norte oprimiu as nações ao derredor e também seus concidadãos. No entanto, quando foi pesado na balança verdadeira, viu que o seu procedimento foi errado. Porém, ele mesmo se justificou, dizendo que ficou rico, como se essa fosse a razão de ter dividido a casa de Davi. Não é bom deixar a obra de Deus de lado e partir para amealhar riquezas. Se esse fosse o plano, o Senhor nos teria enchido delas.
Muitos santos comparam o que possuem com o que seus parentes têm conseguido no mundo. Na verdade, nunca foi a preocupação desses salvos o que Deus planejou para Sua Igreja, quanto ao lhe abrir os olhos. É vergonhoso tal procedimento! Na maioria das vezes, tais pessoas têm deixado as ofertas da porta larga lhes dominarem o coração. Por que ceder às coisas do mundo, se fomos arregimentados para cumprir o chamado do Altíssimo em Sua seara? Medite na Palavra!
O ouro que Efraim juntou foi dado aos assírios. Então, o sonho de ser o país mais próspero à sua volta tornou-o um misto de espinhos e mato. As suas terras que eram invejadas por todos não prestavam mais. Quem lá ficou viveu em extrema pobreza. Logo, o rei assírio enviou outros povos, que não conheciam o Senhor, para usufruir daquele território, mas este nunca mais produziu como no passado.
Efraim foi sábio aos próprios olhos, mas isso não lhe trouxe benefício. Sobre esse tipo de gente o profeta Isaías declarou: Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos! (Is:5.21). Temos de nos curvar ante a verdadeira sabedoria e obedecer aos ensinamentos do Senhor. Assim, viveremos em Sua presença. Quem presume que sucesso e bens materiais irão ajudá-lo no Juízo está muito enganado. Nesse Dia, não haverá misericórdia!
Ainda falando do Juízo Final, vejamos o que Tiago escreveu: Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo (Tg:2.13). Sejamos misericordiosos, pois essa virtude triunfará sobre o Juízo. O apóstolo Paulo afirmou: Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm:14.17). Efraim errou feio!
A vaidade de Efraim o fez enriquecer, adquirir bens e garantir que nada de mau seria achado no que fez. Porém, isso não aconteceu. Assim diz o Senhor: Como o pássaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem causa não virá (Pv:26.2).
Em Cristo, com amor...
© 2024 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por