Global Social

https://i.pinimg.com/736x/27/4d/52/274d5209b5484b923f7ead1be61db609--ivana-a-b-c.jpg

Estes varões são pacíficos connosco; portanto, habitarão nesta terra e negociarão nela; eis que a terra é larga de espaço diante da sua face; tomaremos nós as suas filhas por mulheres e lhes daremos as nossas filhas.
Gênesis 34.21
Hamor iniciou a sua exposição, mostrando as suas habilidades, e nisso ele se saiu bem. Ninguém prospera de modo digno sem saber negociar. Por tal motivo, os intransigentes não chegam à parte alguma, mesmo tendo razão em uma causa ou um bom produto a oferecer. Se não souberem convencer os demais, desperdiçarão a oportunidade e a missão que lhes foi confiada. Hamor garantiu ao seu povo que os israelitas eram pacíficos, gente de bem!
Nem todas as pessoas aceitam as propostas sem desconfiar de que algo ruim está encoberto e, por isso, questionam as razões de fazerem alguma concessão. Disso Hamor tinha ciência e não foi à toa que liderou muita gente. Na verdade, ele pressentia que a paz que via nos filhos de Jacó poderia ser aparente. Ora, já que eles não quiseram dinheiro ou bens como dote, e sim um ritual simples, por que não se apressar em ter a aprovação de todos?
O medo maior naquele tempo era aceitar pessoas violentas, que, usando a força e a maldade, tomariam tudo o que era deles. Hamor negociou com os herdeiros da promessa divina, sobre a qual nada entendiam. Certamente, Siquém estava ao lado do pai, aprendendo a negociar, esperançoso de que obteria a permissão de ter Diná ao seu lado para sempre. Mas tudo o que começa mal tem grande probabilidade de terminar mal!
Para Hamor, o fato de ter visto que os filhos de Jacó eram pacíficos bastava. Assim, o rei expôs seus pensamentos e induziu os da sua terra a dizerem sim. Mas, como deve ter havido algum questionamento, ele partiu para outras considerações, que, sem dúvida, ajudariam a convencê-los. O primeiro argumento usado foi de que Jacó e sua família habitariam naquela terra e negociariam nela. Ora, a proposta de lucro era grande.
Na sua capacidade de convencimento, que provavelmente o ajudou a se tornar o líder daquele território, Hamor chamou a atenção de todos para o seguinte fato: Eis que a terra é larga de espaço diante da sua face. Em outras palavras, quis dizer que seu povo não teria problema com os recém-chegados. Para ele, aqueles homens ficariam impressionados com a permissão, investiriam e trabalhariam muito naquele lugar. Com isso, ambos os lados lucrariam. Ele estava indo bem!
Por fim, Hamor fala de algo que muito interessa aos homens: Tomaremos nós as suas filhas por mulheres e lhes daremos as nossas filhas. Como todos querem constituir famílias, aquela era a chance de ouro para atingir tal objetivo. Trazer “sangue novo” é sempre bom, por isso não podiam perder aquela ocasião. O bom negociador, ou vendedor, deve saber exibir o seu produto, mostrando as qualidades e não os defeitos, se é que havia alguns à vista.
Se a proposta dos israelitas fosse real, os habitantes de Siquém tinham encontrado em Hamor um embaixador que não se deve desperdiçar, pois o homem sabia persuadi-los, a ponto de todos concordarem. Só que Deus não foi mencionado naquela conversa nenhuma vez, e isso era ruim!
Em Cristo, com amor....

Visualizações: 8

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2025   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!