Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E fiz vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, e sobre os animais, e sobre todo o trabalho das mãos.
Ageu 1.11
Como Israel continuava errando, sem se emendar, o Senhor fez vir a seca sobre a terra. O sonho de Deus era fazer Seu povo ser o exemplo para as nações. Porém, como os israelitas não compreenderam a vontade divina e insistiram por um rei, a fim de se igualarem a outros povos, foram atendidos, embora contrariando o Senhor (1 Sm 8.4-9). Desde a morte de Josué, eles haviam provado que não tinham nada de bom, pois sempre precisavam que Deus levantasse alguém para guiá-los (Jz 2.16-20).
Então, o Altíssimo fez a Terra da Promessa passar pela seca. Por todo lado, os habitantes viam as consequências da estiagem. Isso não deveria existir, pois o solo era fértil – manava leite e mel. No entanto, como as pessoas ainda não tinham o coração circuncidado – mantinham a maldade no íntimo – elas deixavam de se submeter a Deus, inclinando-se para a carne (Jr 17.9; Rm 2.29). O único modo de fazê-las voltar à sensatez era nos momentos de necessidade, mas, tão logo conseguiam melhorar, voltavam aos erros.
Nos períodos de distanciamento de Deus, os israelitas viam que a terra não produzia o esperado. No entanto, eles passaram a temer os deuses alheios, que nada eram além de demônios. O segredo é andar com o Altíssimo, cumprindo os Seus mandamentos, para que o favor dEle esteja sobre a sua vida continuamente. Sem esse temor a Deus, coisas ruins acontecerão a você. Quem deixa o Senhor abraça a morte (1 Jo 5.12)!
Com o pecado, a terra enfrentava intempéries e maldições. Isso atingia as famílias, os alimentos, os animais e o trabalho. Muita gente não conseguia sequer perceber a bondade de Deus, e isso fazia a vida ser enfadonha, triste e decepcionante. Nada é pior do que ver a morte chegar à sua casa e roubar o seu filho no vigor dos seus dias, seja por suicídio, seja devido a uma doença incurável. Mas, mesmo assim, muitos não se dobram diante da Verdade.
Os salvos precisam prosperar e viver bem, desfrutando do bom e do melhor. Porém, é necessário deixar as pessoas verem que a razão desse sucesso é a fé em Jesus. Hoje, quem é usado pelo diabo dá exemplo da mesma qualidade que os filhos de Israel deram em seus dias. Por isso, os perdidos não sentem desejo de se converter e continuam sob a opressão infernal. Ora, seremos cobrados do amor a Deus que nunca demonstramos (Jo 14.21,23).
A nossa terra é rica, sem qualquer maldição sobre ela. Quando as pessoas enxergarem que o Evangelho é a melhor terra, buscarão o Senhor. Ele deve estar em nosso meio sempre. Jesus falou disso: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18.20). Somos a carta viva escrita com o Espírito do Deus vivo (2 Co 3.2,3). O que as pessoas têm lido em sua vida? Aja!
Rejeitar a bênção providenciada por Jesus é grande estupidez. Quem faz isso ignora que está dando boas-vindas à maldição sobre si e sua família: Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha; e pois que não desejou a bênção, ela se afaste dele (Sl 109.17). Creia e viva!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm)
Produzido Por