Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E habitareis connosco; e a terra estará diante da vossa face; habitai, e negociai nela, e tomai possessão nela.
Gênesis 34.10
É preciso conhecer a Palavra de Deus para se esquivar dos laços de Satanás. Até mesmo a Jesus o diabo sugeriu o que fazer nos momentos de necessidade. Sem dúvida, ele fará o mesmo com você (leia Mateus, capítulo 4). A proposta de Hamor seria aceita por quem ainda não conhece o Senhor, pois o que move os perdidos é a oportunidade de amealhar mais e mais. Porém, os servos de Deus só aceitam o que o Pai celestial lhes dá. Fuja das tentações para não sofrer!
Após um jejum prolongado, a natureza humana de Cristo reagiu como a nossa, mas Ele vigiou e não caiu na sugestão fácil do diabo. Assim relata a Palavra de Deus: E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome (Mt 4.2). A resposta do Mestre fez o inimigo perder a batalha. O Salvador disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (v. 4). Aja como Jesus!
Precisamos conhecer as Escrituras, a fim de não cairmos nas tentações do maligno. Ora, se até o Mestre foi tentado, imagine nós! Ao nos ver em alguma falta, o adversário aparece com ideias que jamais devemos aceitar. O diabo sabia quem era Jesus, por isso citou o que estava escrito. No entanto, o Senhor nos mostrou como proceder, respondendo com a Palavra. Não use o seu argumento, e sim aquilo que diz a Bíblia, à qual o diabo não resiste (Ef 6.17).
O pai de Siquém franqueou toda a terra a Jacó, que havia comprado um pedaço dela para si e sua família. Hamor disse: E habitareis connosco. Não podemos ter comunhão nem habitar com quem não conhece o Senhor nem Lhe serve. O profeta Balaão falou a respeito de Israel e de nós também: Porque do cume das penhas o vejo e dos outeiros o contemplo: eis que este povo habitará só e entre as nações não será contado (Nm 23.9). O que você diz?
Hamor, que não soube criar o filho, empenhou a sua palavra a Jacó, dizendo que a terra estaria diante da face do patriarca. Será que Jacó trocaria as promessas de Deus por um pedacinho de terra? Por certo, não. Quem permite que situações contra a vontade de Deus prosperem continua nas mãos do diabo (Pv 15.27). Se o patriarca tivesse sido profano, aceitando tal oferta, macularia o plano de salvação, pois o Messias viria de sua família. Jacó teria negado a Palavra como fizera Adão (leia Gênesis, capítulo 3).
Para o homem mundano, importa quanto ele vai ganhar; agora, para o servo de Deus, é o quanto ele perderá (Mc 8.35). Somos herdeiros de uma herança eterna, que nunca sofrerá dano, como Pedro declarou: Para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós (1 Pe 1.4). Quem troca a sua eterna recompensa há de lamentar muito pela eternidade. Seja firme na fé para não tomar prejuízo!
A proposta tentadora do pai de Siquém sempre é oferecida aos frágeis na sua fé em Cristo. Hamor disse: Habitai, e negociai nela, e tomai possessão nela. Por que deixar seu lar e embrenhar-se em uma aventura que o levará ao suplício eterno. Não importa o que o diabo diz, e sim o que o nosso Deus fala. Sempre fique com o Senhor!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por