Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E disse: Ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
Neemias 1.5
Neemias começou a sua oração, invocando o Senhor. Ele expressou de forma direta e produtiva aquilo que conhecia de Deus. Quando decidimos nos dirigir ao Altíssimo, falamos com quem Ele é: soberano sobre todas as coisas, cujo poder pode mudar qualquer situação contrária a nós (Is 43.13). Se O chamamos e cremos que Ele é poderoso, logo O veremos nos socorrendo de modo simples. Isso ocorreu com Neemias dias depois. Deus é fiel!
O copeiro do rei Artaxerxes sabia que o Senhor é Deus dos Céus, do mundo da perfeição, com a capacidade necessária para livrar qualquer um das mãos do inimigo. Os israelitas foram avisados por Jeremias, mas, antes dele, Isaías também previra a escravidão. No entanto, como costuma acontecer com os enganados pelo diabo e, por isso, sofredores, o povo de Deus não percebeu seu erro nem orou ao Altíssimo.
Neemias endereçou a sua oração ao Todo-Poderoso, chamando-O de Deus grande e terrível (temível), sabendo que Ele não foge das batalhas, mas tem prazer em ajudar aqueles que confiam nEle. A grandeza e a força do Senhor não podem ser medidas nem explicadas em palavras, pois transcende a tudo o que o homem possa usar para descobrir. Deus é conhecido pelos Seus feitos extraordinários.
Um fato positivo no clamor de Neemias foi dizer que o Senhor guarda o concerto, a Aliança firmada com os patriarcas. Ele sabia o motivo de Deus permitir que os Seus fossem levados e entregues nas mãos de Nabucodonosor: não cumpriram sua parte no Concerto e temeram os deuses das nações que não os protegeram. Perfeita confissão dentro da oração. Vigie!
Neemias também falou que Deus guardava a benignidade – a bondade esperançosa para com os descendentes de Jacó, ou a esperança bondosa. Os israelitas faziam parte dos planos divinos; então, passados os anos de servidão, poderiam voltar a sua terra. Não pela benevolência dos seus senhores, e sim porque o Eterno operaria em favor deles. Quando o homem tiver esse entendimento, será bem-aventurado em seus pedidos ao Soberano do Universo!
Uma das condições para Deus guardar a Aliança e a Sua benignidade é O amarmos, guardando os mandamentos. Isso era do conhecimento de Neemias, por isso ele declarou isso ao Senhor quando pedia por Jerusalém. Amar a Deus da boca para fora não adianta, mas, quando Lhe obedecemos, podemos clamar de todo o coração e ver a Sua bondade esperançosa entrar em operação (Jo 15.7). Ore sobre o que Deus fala!
O copeiro do rei não esperava que a sua hora de ser usado por Deus estivesse chegando. Porém, diante das notícias sobre a Terra da Promessa, resolveu orar ao Senhor buscando orientação. De modo maravilhoso, ele se tornou um homem de tamanha importância na volta para Israel. Deus sabe escolher e usar os que O temem!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm)
Produzido Por