Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Então, disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à herdade que me caiu por sorte, e pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua, que te caiu por sorte. E Simeão partiu com ele.
Juízes:1.3
Após ouvirem do Senhor que nem todas as tribos deveriam lutar pelo território em prol da ocupação de Judá, a tribo da qual nasceu o Salvador pediu a Simeão ajuda para dar fim à ocupação dos cananeus. Simeão e Judá eram o segundo e terceiro filhos de Jacó com Leia, por isso devia haver grande proximidade entre eles. Ao ser perguntado se ajudaria Judá a ocupar a sua porção, Simeão se ofereceu, e isso fortaleceu o terceiro filho de Leia na batalha.
A camaradagem na obra de Deus é importante. Veja o que declarou Salomão: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho (Ec:4.9). Jesus revelou o valor de dois concordarem em oração: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus (Mt:18.19). Eles fizeram a obra!
Quando há união entre irmãos, o Senhor Se alegra. Cerca de 1.500 anos depois, o rei Davi falou sobre isso, dizendo: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Sl:133.1). E ele era descendente desse tronco abençoado. Por outro lado, quando os irmãos se estranham e agem fora da vontade divina, cometem um erro grave, porque uma casa dividida certamente se desfará (Mt:12.25). É bem melhor seguir as orientações bíblicas.
Judá pediu ao irmão que o acompanhasse até a herdade que lhe havia sido dada. Aquela era uma boa proposta de acordo para ambos, pois, depois de vencer os que lá estivessem, Judá subiria com Simeão, a fim de também ajudá-lo a ocupar a parte dele. Triste é quando alguns se consideram melhores do que os outros e tentam realizar a obra sozinho. E, depois de tanto esforço, muita energia e tantos gastos desnecessários, não reconhecem os próprios erros.
Judá e Simeão teriam de pelejar contra os cananeus. Esse povo, que habitava ali primeiro do que eles, era mau, não respeitava o Senhor e, certamente, estava bem armado, esperando a chegada dos filhos de Jacó. Essa terra havia sido dada a esses servos de Deus pelo verdadeiro Dono, o Criador. Igualmente, fomos chamados para conquistar o mundo perdido para o Reino dos Céus; por isso, devemos trabalhar no Evangelho, cooperando com aqueles que também foram convocados.
Essa camaradagem tem de ser no âmbito espiritual, pois viver de beijos e abraços com os irmãos, visando obter sustento, foi proibido pelo Senhor, que nos advertiu: E não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho (Lc:10.4). Isso não significa que não devemos respeitar quem faz a obra de Deus sob outra bandeira. Porém, excesso de amizade humana não faz bem, porque facilmente um se decepcionará com alguma atitude do outro.
Simeão, o segundo filho de Leia, disse sim, partindo com o terceiro filho dela para assumirem a herança que lhe cabiam. Depois, o mesmo se daria com Judá, o qual ajudou o irmão a limpar a sua porção dos cananeus. Havendo união, o Reino de Deus só tem a ganhar. Amém!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por