Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
1 Samuel 1.15
Muitas pessoas estampam uma fisionomia triste, porque enfrentam sérios problemas. Nem imaginamos quantas vivem sob o manto do desespero, pelo fato de terem errado um dia, e não sabem como fazer para se livrar da acusação diária em sua consciência. Algumas desconhecem o que a Palavra fala sobre a situação delas; outras, embora conhecedoras da Verdade, não têm fé para seguir a santa instrução.
O nosso papel de cristão é pregar a Palavra a tempo e fora de tempo, para que todos se libertem das condenações (2 Tm 4.2). Há aqueles que são tentados a pôr fim à própria vida, sem saber que isso não tirará deles a culpa. Somente o sangue de Cristo pode realizar tal façanha (1 Jo 1.7). Ora, eles desconhecem quem os tenta ao suicídio, a fim de que não sejam salvos. Após a morte física, a nossa alma continuará viva para sempre (Ec 12.7).
Ao ouvir a repreensão brusca, Ana provou que, em seu coração, havia o amor de Deus. Ela não levou em consideração a maneira de Eli repreendê-la e, docemente, informou-lhe que fizera um voto ao Senhor. Ora, o Altíssimo escolhe a quem quer. Então, ao receber a ordem divina, compete à pessoa crer e buscar dEle a instrução de qual caminho tomar e perceber que será guiada pelos olhos perfeitos do Pai. Nenhum erro vem dEle!
Em bom português, ela diria: “Não, sacerdote, nenhuma bebida forte ingeri; estou debaixo da unção divina, que há de me fazer mãe de um menino para cumprir o meu voto”. Tal instituto vem do Senhor, por isso até o desejo de fazer uma promessa precisa vir dEle. Nunca pense em algo para dar a Deus, sem sentir que isso procede do Senhor (Ec 5.4). Jamais se deixe usar pela ganância, e sim pelo Altíssimo!
Após garantir não ter bebido vinho nem alguma bebida forte, Ana mostrou como era o seu coração: disponível para Deus. As pessoas deveriam fazer o mesmo. Por certo, Ele o inclinaria para o lado que deseja, e elas agiriam sem medo de falhar. Bom seria que sempre sentíssemos do Todo-Poderoso o desejo de fazer um voto e cumpri-lo. Deus nunca muda!
Quem se aproveita da obra divina, contrariando o Senhor, procede erroneamente, pois tudo deve vir dEle. Não importa se você considera algo como direito seu; não invente nada, mesmo sendo válido o propósito. Caso isso não tenha origem no Pai, tal ideia é ruim. Portanto, seja um servo fiel e obediente, e espere a orientação dEle. Assim, você obterá sucesso em sua caminhada.
O zelo de Ana pela obra divina era muito grande. Por estar impossibilitada de ser mãe, ela afligia sua alma dia e noite, pedindo que o Senhor lhe desse um filho. Deus, então, tocou o seu coração para entregar seu primogênito a Ele. Ana agonizava para cumprir seu sim!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por