Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu; e os que se inclinam jurando ao SENHOR e juram por Malcã.
Sofonias 1.5
O povo de Deus fora tirado do Egito pela mão forte do Todo-Poderoso, mas foi influenciado pelo mau exemplo das nações da região e se tornou culpado diante do Onipotente. Agora, os israelitas juravam pelo Senhor e por Malcã, o deus amonita, também conhecido por Milcom ou Moloque. Esse deus exigia sacrifícios de bebês, prometendo “garantir” boas colheitas aos seus adoradores. Sim, o povo de Judá fez isso.
Vejamos o caso de Ló, que foi criado por Abraão. Tudo o que ele tinha veio da bondade de seu tio, o qual o educou. Porém, Ló foi totalmente injusto e mau com ele. Quando Abraão pediu que escolhesse as terras, se à esquerda ou à direita, a fim de se separarem, o sobrinho preferiu as de Sodoma e Gomorra, que eram bem regadas. O patriarca ficou com as montanhas ocupadas pelos cananeus (Gn 13.1-13).
As Escrituras dizem: Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR (Gn 13.13), por isso o Senhor quis destruí-la, bem como Gomorra. No entanto, Ele teve misericórdia de Ló, por quem o patriarca Abraão havia intercedido. Ló tinha entrado ali com sua família e seus bens, mas saiu apenas com suas duas filhas, pois sua esposa não estava mais com ele (Gn 19.1-26). Quem é ganancioso e não clama a Deus para ser transformado caminha de mal a pior. Além disso, viver em desobediência dá ao diabo a permissão para ser o seu senhor.
De fato, o Altíssimo aniquilou essas cidades, bem como toda a região, porque a decadência moral ali era tamanha. O ambicioso Ló perdeu seus recursos nesse evento, saindo de lá somente com a roupa do corpo. A sua mulher se transformou em uma estátua de sal, por ter sido rebelde à palavra do anjo de Deus (Gn 19.24-26; Hb 2.2).
Aqueles que não consultam o Senhor agem imprudentemente, a exemplo das filhas de Ló. Elas levaram o pai a cometer incesto, tendo como frutos dessa atitude dois meninos, que se tornaram duas nações: Amom e Moabe (Gn 19.30-38). Veja, os amonitas adoravam e serviam a Malcã, bem como os habitantes de Judá, mencionados no versículo em estudo. É inacreditável que o demônio dos inimigos tenha passado a ser o seu deus. Claro que não negaram o Altíssimo, mas fizeram pior: empenharam a palavra pelo Senhor e por Malcã. Eles naufragaram!
Aqueles que deixam o Criador dos Céus e da Terra logo começam a adorar outros deuses, contrariando as orientações do Senhor em Sua Palavra. Por causa desse ato, os israelitas foram derrotados pelos babilônicos e levados para o cativeiro na Babilônia. Jamais se rebele contra o Altíssimo. Aja sempre em concordância com as Escrituras!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por