Global Social

Nenhuma descrição disponível.

E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a.
Gênesis 34.2
Uma filha de Deus em terra estranha deve ter mais prudência do que no meio dos seus. Logo, não pode sair para conhecer a mocidade que não tem temor a Deus. Ora, os santos quase não pensam nas coisas ruins que lhes podem acontecer, pois vivem em santidade e amor, algo inexistente no mundo. Até entre quem se diz cristão é necessário vigiar e orar. Imagine andar no meio de incrédulos!
Naquela terra do povo heveu, Siquém, filho de Hamor (que significa asno), era um príncipe. Ele viu Diná, filha de Jacó, que procurava amizade com as moças do local, e se interessou por ela. Não sabemos detalhes sobre quando e como começaram a se encontrar e a interessar um pelo outro, mas o final não foi bom. Os descendentes de Abraão, por serem herdeiros das promessas de Deus, tinham cuidado com aqueles que não serviam ao Todo-Poderoso!
O Novo Testamento proíbe terminantemente o casamento entre salvos e perdidos: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Co 6.14). Temos visto muitos desrespeitarem essa proibição. Depois, quando vêm dores e choros, os pais pedem que Deus não deixe ocorrer o divórcio, por causa das brigas que surgem. Cuide-se!
Aquele namoro não poderia ter existido, principalmente sem o controle dos pais. Ao ir até as moças da cidade, que, por certo, não conheciam o Senhor, Diná ouviu comentários que a levaram a Siquém, e logo trocaram o primeiro beijo. Como Diná já produzia os hormônios naturais da mocidade, convencida pelo príncipe Siquém, se deitaram. Ela havia saído para conhecer as moças e viu o que não devia. Por que vislumbrar o que o diabo mostra?
O que primeiro ocorreu entre eles deve ter sido uma paixão fulminante, pois não diz que ele a forçou, mas diz que a humilhou. Diná seria a primeira pessoa da família de Jacó a se casar, pois é bem provável que ela tivesse irmãs, como mais à frente o texto dá a entender. Depois que conseguiu o que queria, Siquém a humilhou, talvez a levando para sua casa com palavras desprezíveis. A Aliança do sangue foi desrespeitada. Onde se meteu a pobre Diná?
Ela deve ter tido uma decepção muito grande. Depois da experiência, podemos imaginar que Siquém viu que ela não era diferente das que havia naquela terra e a desprezou. Quem crer em alguém que vive longe da Palavra será menosprezado por tal pessoa, depois que esta atingiu o seu objetivo. Não dá para desobedecer ao Criador e ficar livre da vergonha que acompanha todo ato proibido.
O pior estava por vir. Quando a família dela soubesse, Siquém tinha certeza de que não se livraria de uma vingança. Afinal, quando Jacó comprou a terra da mão dos filhos de Hamor, e um deles era este, viram que ele era sério na negociação (Gn 33.18-20). Que tragédia na casa de Jacó!
Em Cristo, com amor...

Visualizações: 9

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!