Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
Lucas:15.12
Na parábola contada por Jesus, fica claro que há um desejo mau no homem. Isso o leva a se separar da família, rompendo completamente os laços com essa instituição celestial. Tal atitude não vem de Deus, pois, como a passagem bíblica mostra, o desejo oculto do filho pródigo era pelas coisas erradas. Ninguém consegue ver a origem das vontades que o domina sem comparar a motivação do seu coração com o Manual do Criador (Sl: 19.12,13). Vigie e ore!
O diabo começou a agir cedo no mundo. Desde o momento em que Adão e Eva desrespeitaram a ordem divina – de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal –, o maligno entrou na natureza humana (Gn:3). Caim não ficou satisfeito com o fato de a oferta de Abel ser aceita pelo Senhor e o matou. Um demônio assumiu o controle de Caim, fazendo-o destruir o irmão porque este agradara a Deus (Gn:4.3-8). Todas as práticas erradas vêm do maligno!
Por que uma pessoa casada trai seu cônjuge, um sócio rouba o outro, o pai abusa da filha ou do filho, ou um juiz aceita suborno se tem obrigação de aplicar a lei? Podemos formular muitas perguntas nessa direção, mas a única resposta lógica é aquela que aponta para o autor de todas as transgressões: Satanás. O homem perdido está sem o Espírito Santo, desconhece o perigo e, de uma hora para outra, pode se tornar um criminoso (Jo:16.8-11; Rm:8.9). Misericórdia!
Satanás encheu o coração de Davi de grandeza. Então, no seu delírio, o rei resolveu verificar o quão magnífico era. Ora, a importância dele em Israel vinha do Senhor, seu Pastor, e não do poder que obteve com a ajuda divina. Davi ignorou as advertências dos seus ajudantes, os quais pressentiam que aquela ideia tinha influência era maligna. Apesar dos avisos, o rei continuou firme em seu intento e pagou caro por isso (1 Cr:21.1-8).
Nada é mais trágico do que ver um pastor dividir uma congregação, levando parte dos membros e fazendo outros se desviarem. Ele está obedecendo estritamente ao rei da maldade. Assim diz a Palavra: Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv:18.1). Deus nunca mudou Seu método de agir, e as Escrituras não perderam o poder de exortar.
Outro fato triste é o divórcio por qualquer motivo. No princípio, não foi dessa forma; a separação conjugal só era permitida em caso de infidelidade (Mt:19.3-9). O livro de Malaquias dá o recado divino: Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis (Ml:2.16).
O filho mais novo citado no início desta mensagem deve ter ouvido alguns pecadores falarem sobre a “liberdade” de certo lugar, mas, por não saber que o diabo reinava lá, pediu ao pai a parte dos bens a que tinha direito. No entanto, notou que isso seria a sua ruína e se perderia de vez, caso não retornasse para casa. Um abismo chama outro abismo (Sl:42.7); portanto, fuja do erro ainda que pareça pequeno.
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por