Para quem gosta realmente de amizade, de aprender e adquirir conhecimentos
Global Social
Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?
1 João 3.17
O amor de Deus jamais estará disponível para as pessoas más, que não cuidam dos necessitados nem dão atenção aos pequenos. Socorrer alguém sem esperar recompensa é desprezar a Palavra do Senhor. Segundo as Escrituras, o Altíssimo promete devolver o bem que se faz ao pobre (Pv 19.17). Apesar disso, amar a quem nada tem nunca deve ser feito como um negócio. No entanto, Deus garante que seremos recompensados aqui e na eternidade!
A época atual é difícil. Há quem use as organizações de caridade para enriquecer. Ora, é terrível tirar do que foi dado para amparar os pobres. Deus, que tudo vê em secreto, recompensará o ajudador aos olhos de todos: Para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente (Mt 6.4). Prestar assistência a quem precisa é dar ao Senhor!
Na verdade, muitos não pensam nos menos favorecidos – indivíduos que não têm nada, a não ser a esperança de que Deus enviará alguém para melhorar a vida deles. Somos a resposta divina enviada a eles. Independentemente da missão que o Senhor lhe der, Ele lhe fornecerá as ferramentas necessárias: Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça (2 Co 9.10). Amém?
Muita gente possui bens, mas nunca pensa em dividi-los. Por que não minorar o sofrimento de alguns, se gostaríamos que alguém fizesse isso em nosso favor, caso estivéssemos na mesma condição? Deixamos de pensar nos doentes que precisam ouvir a boa Palavra, e eles não são sequer visitados. Quando uma pessoa passa pela aflição, torna-se interessada na Verdade. Então, deve-se dar a ela a devida atenção.
Se Deus lhe concedeu mais, utilize esses recursos para provar o seu amor ao Criador. Uma ajuda real há de trazer multiplicado o mesmo que lhe foi dado. Jesus falou do homem que descia de Jerusalém para Jericó, foi assaltado e deixado muito ferido. Um sacerdote que vinha pelo caminho passou de largo, o mesmo fez um levita, mas um samaritano, ao vê-lo, moveu-se de íntima compaixão e o ajudou (Lc 10.30-35). Não é bom fazer o mesmo? Faça!
É errado cerrar o coração diante da dor do outro, ou dizer que nada pode fazer por ele. Veja o que Jesus falou sobre isso: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo (Lc 6.38). Socorrer o aflito é ajudar o próprio Deus, por isso haverá uma eterna recompensa (Mt 25.34-46). Visite os necessitados!
Quem nega atender os necessitados tem o amor de Deus em seu ser? Essa é a pergunta do final do versículo estudado. É preciso fazer algo pelos pobres, mas que seja uma prova de amor e não o início de um negócio espúrio e mal realizado. No tribunal de Cristo, daremos conta das nossas obras, se más ou boas. Tomara que você só realize boas obras, fazendo-as para Jesus!
Em Cristo, com amor...
© 2025 Criado por Adul Rodri (Adm) Produzido Por