Global Social

E55-B5

Respire fundo. Feche os olhos. Expire sem pressa. Você é capaz de estar aqui, presente por completo, durante estes cinco minutos?
Poucos de nós conseguimos. A mente e o coração andam agitados demais e, se o corpo não respirasse sozinho teríamos dificuldade até para inspirar e expirar.
Muitos andamos sobrecarregados emocionalmente. Incertezas, preocupações, medos - são tantos os nomes que aprendemos a dar.
O mundo nos exige muito: competição desenfreada, satisfações a todos, padrões que mudam toda hora.
Por isso, a raiva surge sem ser convidada e com frequência incômoda. A impaciência está presente quase sempre. O mau humor parece que veio para ficar.
Tudo nos incomoda. Difícil tolerar as pequenas coisas, as pequenas adversidades, os pequenos tropeços dos outros e também os nossos.
Difícil agradar. Difícil estar sempre bem. Difícil atender as expectativas...
Alguns pedimos ajuda. Resolvemos fazer terapia, tratamentos mais profundos, buscando alguém que nos ensine a nos conhecer e a desacelerar.
Muitos só estamos toleráveis para nós e para os que vivem ao nosso redor graças à medicação.
Vivemos a era dos medicamentos, que atuam no reequilíbrio das emoções, que auxiliam a reorganizar a mente, que se perdeu de uma forma preocupante.
Vivemos a era da ansiedade.
Então, o que podemos fazer por nós? Como conquistar o equilíbrio em meio ao caos de dentro e de fora?
Somente uma reanálise da existência e seus verdadeiros propósitos é capaz de organizar o Espírito em agonia.
Recordar que somos Espírito numa experiência temporária no corpo. Assim, os ideais espiritualistas, o conhecimento da sobrevivência à morte física, tranquilizam o homem, fazendo com que considere a transitoriedade do corpo e a perenidade da vida.
Buscar aplicar o tempo na aquisição de recursos imortais, de tudo aquilo que levaremos connosco, que nos propicie beleza da alma, que nos traga paz e perfeição.
Guardar, disciplinadamente, intervalos para a meditação diária, mesmo com dificuldade, nos primeiros momentos desse exercício.
Ter a oração como higiene espiritual indispensável, várias vezes ao dia.
Alimentar-se de conteúdos enriquecedores na área da cultura, das artes, dos estudos. Toda boa palavra ressoando, seguidamente, nas paredes da alma vai lhe alterando os padrões vibratórios.
Desligar-se dos eletrônicos, desconectar-se de tudo que é fonte de ansiedade, a partir de determinado horário do dia, favorecendo a preparação para uma boa noite de sono.
Se desejamos aproveitar melhor o momento do desligamento temporário da noite, quando o Espírito estará em atividade no mundo espiritual, preparemo-nos melhor, programando os sonhos com mais seriedade e compromisso renovador.
Por fim, são válidas ainda, para este momento de ansiedade, de insatisfação, de tormento, as lições do Cristo sobre o amor ao próximo, a solidariedade fraternal e a compaixão.
Com elas, mudamos as energias em torno de nós, instalamos o otimismo renovador, sintonizamos com Espíritos que nos renovam as forças e nos resgatam das armadilhas dos pensamentos ansiosos.
Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 1, item A ansiedade, do livro O Homem Integral, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.

Visualizações: 2

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!