Global Social

tamarindo

Era uma vez dois jovens amigos, que deixaram a sua aldeia na China para viajar até à Tailândia, onde iriam tentar a sua sorte. Quando chegaram à Cidade dos Anjos, como Banguecoque é conhecida na Tailândia, fizeram um pacto. Cada um se absteria de comer carne até ter ganho quinhentas moedas. Ao comer apenas legumes e arroz, poupariam mais depressa. E o dinheiro poupado podia ser investido para fazer mais dinheiro. Os amigos separaram-se e combinaram voltar a ver-se dentro de cinco anos.

Encontraram trabalho como operários. Ganhavam pouco, mas ambos acreditavam que, em breve, poupariam o suficiente para montarem um pequeno negócio.

O primeiro cumpriu com a promessa de comer apenas legumes e arroz. Tudo o que ganhava, poupava. Em breve, comprou uma pequena carroça e começou a vender coisas. Contudo, as suas refeições continuavam a ser frugais, e continuou a poupar. Pouco depois, comprou uma loja. Porém, continuava a evitar gastar dinheiro. Mais tarde, como mercador, juntou fortuna suficiente para casar, comprar uma casa, e ter todas as iguarias que desejava.

O segundo não tinha a mesma força de carácter. Durante algumas semanas absteve-se de comer carne. Mas, logo que poupou algum dinheiro, decidiu esbanjá-lo num pato, porque tinha saudades do sabor da carne. “Se comer um pouco de pato, deixo de ter saudades de carne”, pensou. Contudo, em breve voltou a querer comer pato. E cada moeda que entrava no seu bolso, saía com a mesma rapidez. Os anos passaram e ele continuava tão pobre como no início.

Ao fim de cinco anos, os amigos encontraram-se. Ao ver a pobreza do amigo, o mercador rico convidou-o para sua casa. Construiu-lhe uma pequena cabana no jardim e deu-lhe arroz e peixe. Também lhe mostrou um tamarindo e disse ao amigo que usasse as suas folhas para temperar a comida.

O amigo pobre sentia-se feliz a viver ali. Todavia, passados alguns dias, foi ter com o mercador e perguntou-lhe se havia outro tamarindo de onde pudesse tirar folhas. Contou-lhe o que acontecera:

— Quando pus uma folha na sopa, esta soube-me tão bem que não resisti a pôr uma segunda. Com três, ficava ainda mais saborosa. Como cozinho três vezes ao dia, já gastei as folhas todas da árvore.

O mercador perguntou-lhe:

— Dás-te conta do que fizeste? Despiste a árvore por completo. Agora já não tens folhas para temperar a tua comida. Se tivesses tirado uma de vez em quando, a árvore continuaria a dar folhas. Tornar-se-ia forte e cresceria tanto que nunca te faltariam folhas. Da mesma forma que despiste esta árvore, esbanjaste as tuas magras economias. Será que podes aprender com o tamarindo e começar a poupar, para que no futuro nada te falte?

O pobre compreendeu então o seu erro. Ficou em casa do amigo e começou a poupar tudo o que podia. Após algum tempo, também ele investiu num negócio e prosperou. Mas tinha sempre no pátio de sua casa um tamarindo para se lembrar que folhas gastas não voltam a crescer.

Margaret Read MacDonald
Earth Care
Arkansas, August House Publishers, Inc., 2005

Visualizações: 119

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Comentário de Ana Cruz Nobre em 13 novembro 2019 às 16:51

LINDA ALEGORIA ADUL !

OBRIGADA PELA PARTILHA!

Comentário de Margarida Maria Madruga em 13 novembro 2019 às 14:16

Belíssimo ensinamento.

Comentário de Bernadete Ribeiro em 13 novembro 2019 às 0:00
Muito bonito
Comentário de Lia Menezes em 12 novembro 2019 às 21:40

Amei show de bola esse texto me lembra uma passagem bíblica.bjos

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!