Global Social

Sete Alimentos que Combatem o Colesterol Mau e Aumentam o Bom

A ingestão de uma dieta equilibrada pode ser a melhor solução para muitos problemas de saúde e defesa do organismo.
E quando se fala de colesterol alto, isso não é diferente.
O colesterol nada mais é do que uma substância gordurosa que está presente naturalmente no corpo, e tem um papel essencial para manter um bom funcionamento de todas as células. No entanto, o excesso dessa gordura é altamente perigoso para o corpo.


As doenças cardiovasculares são um exemplo disso.
Os índices do colesterol mau (LDL) devem ser sempre significativamente menores do que o bom (HDL). Isto porque o LDL deposita-se nas artérias, provocando o seu entupimento, o que por sua vez diminui o fluxo de sangue para órgãos importantes como, por exemplo, o coração. Enquanto isso, o bom colesterol retira o mau colesterol das artérias, tendo a função de transportá-lo para o fígado onde será eliminado.
Para evitar complicações de saúde é importante que mantenha uma alimentação saudável, pobre em açúcar e gorduras, e que pratique regularmente exercício físico.


De acordo com a nutricionista Dafne Oliveira, existem alguns alimentos que, ao serem incluídos na dieta, podem ajudar a manter o colesterol sob controle.
Peixe (como atum, salmão, sardinha, truta e arenque):

ricos em ômega 3, uma gordura poli-insaturada que ajuda a abaixar o colesterol mau e os triglicéridos aumentando também os níveis de colesterol bom.
Frutos secos (como amêndoas, avelãs, castanhas e nozes):
esses alimentos possuem gorduras mono e poli-insaturadas, além de fornecerem vitaminas e minerais antioxidantes como a vitamina E, selênio, o magnésio e zinco.


A presença desses nutrientes ajuda a reduzir os níveis de colesterol mau.

Semente de abóbora:

as sementes são ricas em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a aumentar o colesterol bom e, consequentemente, reduzem o mau.

Abacate:

esta deliciosa fruta também é rica em gorduras mono-insaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a regular os níveis de colesterol.

Linhaça e chia:

além de serem fontes vegetais de ômega 3, que combatem o colesterol, estes alimentos também são ótimas fontes de fibras, que reduzem a absorção de gordura.


Azeite extravirgem:

este alimento é ótimo para diminuir o colesterol LDL devido ao seu alto teor de ômega-9, uma gordura mono-insaturada que reduz os níveis gordura no sangue.

Alho:
a alcinina que está presente neste popular bulbo usado como tempero e condimento reduz os níveis de colesterol prejudiciais e os triglicéridos.

Desconheço a autoria

Visualizações: 20

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!