Global Social

Esses dias eu li a seguinte fala do Bert Heringer: "É um erro grosseiro pensar que os pacientes querem livrar-se de seus problemas. Muitas vezes, só desejam que sejam confirmados." Imediatamente me veio à cabeça uma frase que li há anos, do Hipócrates: "Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer".
Lembrei-me ainda de várias pessoas que berravam um teórico desejo desesperado de se curarem, mas que fugiram raivosos quando confrontados com o que deveriam fazer para isso.
Não se enganem: curar-se envolve sentir dor (e, por isso, requer coragem). E não poderia ser diferente... Cuidar de uma ferida física requer manipulá-la, limpá-la, medicá-la e, muitas vezes, costurá-la. Por que seria diferente com as feridas da alma? E curar-se delas exige, ainda, parar de alimentá-las. Caso contrário, isso se torna um ato tão frustrante quanto o de tentar enxugar gelo.
Aonde chega uma pessoa que adoece por sentir raiva pelo pai, mas que não está disposta a ressignificar essa raiva (não para transformá-la em indiferença, mas em amor)?
E uma pessoa que tem depressão por desrespeitar a si mesma sem limitar o que solicitam dela, mas nunca está disposta a experimentar oferecer um inicialmente doloroso "não" a quem extrapola os seus limites já conscientes?
E a que está cansada de chorar, mas não está disposta a se despedir emocionalmente de quem já foi embora há muito tempo?
Elas não chegarão a lugar algum.
E todas as mágicas superficiais da moda, sejam mudanças de crenças, de vibrações mentais ou técnicas de fortalecimento de força de vontade, fornecerão, se muito, apenas uma melhora momentânea.
APEGADOS ÀS CAUSAS, ALIMENTAMOS AS CONSEQUÊNCIAS.
Como disse Hermes Trismegisto: "Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas NENHUM ESCAPA À LEI". Ou seja, gostemos ou não, somos responsáveis por tudo que nos acontece... E, se desejamos mudar as consequências, precisamos, sim, nos desapegar das causas.
Não há outro caminho.

Bert Hellinger

Visualizações: 14

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!