Global Social

Que vivemos em uma sociedade mercantilista e consumista não nos restam dúvidas.

Vive-se para o consumo atormentados pela busca constante de uma sensação de bem-estar, que acabamos por chamar de felicidade, mas é como tentar matar a sede bebendo água do mar.

Erich Fromm, humanista e grande cientista do comportamento humano, já apontava, nos anos setenta do século vinte, que:

“A satisfação irrestrita e todos os desejos não é conducente ao bem-estar, nem é a via para a felicidade ou mesmo para o máximo prazer.” (1)

Mas, seria condenável buscarmos o nosso próprio bem-estar? É evidente que não, e todos os seres vivos o fazem incessantemente, e o assunto também foi de interesse de Allan Kardec, que questionou os Espíritos Superiores:

“É condenável ao homem procurar o seu bem-estar?

– O bem-estar é um desejo natural. Os abusos são condenáveis porque contrariam a lei de conservação. O bem-estar é condenável se foi adquirido à custa dos outros e se comprometeu o equilíbrio moral e físico do homem”. (2)

Depreende-se da resposta que os excessos são prejudiciais ao ser humano, e que está em seu livre arbítrio o controle de seu bem-estar e a consequente percepção de felicidade.

A esse respeito os Benfeitores Espirituais responderam ao questionamento de Allan Kardec:

“A civilização, ao criar novas necessidades, não é a fonte de novas aflições?

– Os males desse mundo ocorrem em razão das necessidades falsas que criais. Aquele que sabe limitar seus desejos e vê sem inveja o que está acima de si poupa-se das decepções nessa vida. O mais rico dos homens é aquele que tem menos necessidades”. (3)

Assim, quanto mais nos inclinamos ao consumo material e à vida de aparências, mais nos afligiremos espiritualmente, e é nesse sentido que Allan Kardec inseriu em O Evangelho segundo o Espiritismo esclarecedora mensagem ditada pelo Espírito Fénelon, intitulada “Os tormentos voluntários”:

“O homem está incessantemente à procura da felicidade que lhe foge sem parar, pois a felicidade pura não existe na Terra. Entretanto, apesar dos sofrimentos que formam o desfile inevitável desta vida, ele poderia pelo menos desfrutar de uma felicidade relativa se não condicionasse essa felicidade às coisas perecíveis e sujeitas às mesmas contrariedades, ou seja, aos prazeres materiais, ao invés de procurá-la nos prazeres da alma, que são uma antecipação dos prazeres celestes imperecíveis. Ao invés de procurar a paz do coração, única felicidade real aqui na Terra, é ávido por tudo aquilo que pode agitá-lo e perturbá-lo e, coisa curiosa, parece criar propositadamente tormentos que dependia só dele evitar.

Haverá maiores tormentos do que aqueles causados pela inveja e pelo ciúme? Para o invejoso e o ciumento não há repouso: estão sempre excitados pelo desejo, o que eles não têm e os outros possuem causa-lhes insónia. O sucesso de seus rivais lhes dá vertigem; seu único interesse é o de menosprezar os outros, toda a sua alegria está em excitar, nos insensatos como eles, a ira do ciúme de que estão possuídos. Pobres insensatos, de fato, nem sonham que talvez amanhã será preciso deixar todas essas futilidades cuja cobiça envenena suas vidas! Não é para eles que se aplicam estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois serão consolados, visto que suas preocupações têm recompensa no Céu.

De quantos tormentos, ao contrário, se poupa aquele que sabe se contentar com o que tem, que vê sem inveja aquilo que não é seu, que não procura parecer mais do que é. Ele está sempre rico, pois, se olha abaixo de si, ao invés de olhar acima, verá sempre pessoas que têm menos. É calmo, pois não cria necessidades ilusórias, e não é a calma, em si mesma, uma felicidade em meio às tempestades da vida?” (4)

Pensemos nisso.

António Carlos Navarro

Referências:
(1) Erich Fromm, Ter ou Ser?;

(2) Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, item 719;

(3) Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, item 926;

(4) Allan Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V.

Os grifos são do autor do ensaio.

Visualizações: 168

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!