Global Social

Hoje temos um número muito grande de suicídios

Crescimento constante: taxa de suicídio entre jovens sobe 10% desde 2002, (22 Abril 2017)

Pessoas que têm pensamentos suicidas estão sem esperança — e pensam no suicídio não porque querem morrer, mas porque não sabem como continuar vivendo sem esperança. A maioria das pessoas já passou por momentos dolorosos e que pareciam não ter fim (como o fim de um relacionamento ou a morte de um ente querido), e algumas delas enxergam o suicídio como:

Pensamentos suicidas são pensamentos silenciosos e difíceis de ser identificados, pois as pessoas que têm esse tipo de pensamento se sentem constrangidas de falar sobre o assunto. Exatamente por isso, é importante conhecer alguns sinais que podem representar alerta.

Comportamentos de quem tem pensamentos suicidas
– Frases como “não aguento mais”, “queria sumir”, “eu quero morrer” ditas com frequência podem sinalizar um pedido de ajuda;

– Alteração na autoestima e autoconfiança;

– Dificuldade em desempenhar atividades rotineiras;

– Desinteresse e abandono das atividades que davam prazer;

– Quadro depressivo ou psiquiátrico;

– Abuso de álcool e drogas como forma de fuga;

– Dificuldade e resistência em superar um trauma (fim de relacionamento, morte de ente querido, demissão, sequestro, doenças);

– Isolamento social.

Esses são apenas alguns sinais que pedem atenção e cuidado. São sintomas comumente encontrados em pessoas que apresentam um quadro de depressão, mas não necessariamente estejam pensando em suicídio. É importante um acompanhamento psiquiátrico e psicológico para chegar a algum diagnóstico.

O que pode provocar o pensamento suicida?
Diversos fatores podem desencadear os pensamentos suicidas, e muitos deles começam a se manifestar desde a gestação. É cientificamente comprovado que os sentimentos, pensamentos e emoções dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação.

Filhos não desejados, tentativas de aborto, mães com quadro depressivo durante ou depois da gestação, sofrimento fetal, rejeição, falta de amor e acolhimento, maus tratos e traumas na infância são fatores que podem trazer a pulsão de morte no bebê, que pode nascer e crescer com a crença de que não merece viver. Essas interpretações ficam registradas no inconsciente da pessoa, podendo se manifestar em qualquer momento da vida, especialmente após sofrer algum trauma.

A falta de capacidade de superar adversidades e recomeçar pode levar a um quadro depressivo ou suicida, pois o sentimento de incapacidade acessa essas memórias de dor, rejeição e falta de merecimento.

Como ajudar um amigo com pensamentos suicidas?
Antes de qualquer coisa, converse com a pessoa, escutando tudo o que ela tem a dizer e evitando julgamentos. É importante alertar a família, sempre mantendo a calma, e orientar que não deixem a pessoa sozinha, retirem o acesso a qualquer coisa que possa representar um risco (remédios, armas e substâncias tóxicas), e pedir que busquem ajuda profissional urgentemente. Além disso, adote os seguintes cuidados:

– Jamais duvide ou desafie a pessoa que ameaça suicídio, pois isso pode potencializar o desejo;

– É comum que a pessoa fale apenas dos pontos negativos, afinal, ela não enxerga outra coisa nesse momento. Fale com ela sobre sua família, sobre o quanto as pessoas precisam dela, a importância de seu papel no mundo e na vida das pessoas que a rodeiam, especialmente se ela tiver filhos. Ela precisa lembrar das coisas que a fazem querer continuar;

– Peça que a pessoa fale sobre suas conquistas e, se você a conhece bem, relembre dos momentos nos quais ela foi vitoriosa, sempre afirmando que ela é capaz de realizar coisas. Depois que ela entrar em contato com suas vitorias, pergunte quais sonhos ela ainda não realizou, lembrando que ela tem motivos para continuar e é capaz de realizar.

Como a Inteligência Emocional pode ajudar
Centenas de pessoas chegaram ao Método LOTUS sem esperança, pensando em acabar com suas próprias vidas. Ao entrarem em contato com suas emoções e histórias de vida, encontraram a força que precisavam para recomeçar, redescobriram sonhos que estavam adormecidos e descobriram o único amor capaz de curar todas as dores: o amor próprio.

Se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja com pensamentos suicidas, não deixe de buscar ajuda. Lembre-se: a vida é um presente, e não pode ser desperdiçada. O desespero e a desesperança jamais devem ser maiores que a vontade de viver, você só precisa encontrá-la novamente, e não existe outro lugar a não ser dentro de você.

Visualizações: 26

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!