Global Social

As causas mais comuns do suicídio, em todos os tempos, são:
o desgosto pela vida, as depressões e os insucessos amorosos ou financeiros.
As religiões sempre se pronunciaram contra esse ato, baseadas no fato de que somente Deus tem o direito de tirar qualquer vida, pois é Ele quem a dá.

A Doutrina Espírita, além de concordar com a opinião acima, prova que o nada não existe, que o indivíduo sobrevive ao túmulo, mostrando-se um poderoso antídoto contra o suicídio. A vida além da morte caracteriza-se pela continuação do homem com todas as suas características: moral, inteligência, angústias, problemas, dores, felicidade. A única coisa que o ser deixa na Terra é o corpo e seus bens materiais. Desta forma, ao tentar fugir de um sofrimento através do suicídio, o espírito percebe que, além de nada ter adiantado, ainda perdeu a oportunidade que tinha de conquistar coisas boas enquanto estava no plano terreno.

A Literatura Espírita é vasta em relação ao suicídio, e não podemos nos esquecer da própria Codificação Espírita de Allan Kardec, que procura nos mostrar de forma simples, os enganos e as desilusões de quem comete o suicídio.

Em O Livro dos Espíritos, questões 943 a 957, Kardec formula uma série de perguntas sobre o suicídio aos Espíritos da falange da Verdade.

“Eles esclarecem que aqueles que chegam ao suicídio são levados pela ociosidade, ignorância e pela falta de fé “ (questão 943).

O suicídio é uma transgressão da lei divina de conservação. O homem, usando o seu livre-arbítrio, transgride essa lei, sobrepõe-se ao instinto e destrói o seu corpo carnal, efémero, que, temporariamente, lhe abriga o Espírito.

Por que a pessoa busca tão desesperadamente, desertar da vida? O que a faz entrar nesse estado de depressão, de profundo desânimo e desinteresse pela existência, que não vislumbra outra saída senão a fuga aos compromissos assumidos?

Na génese de todos os problemas, está o nosso desconhecimento das leis divinas que regem o Universo. A falta de crença num Ser Superior, e a ideia de que tudo acaba com a morte, tornam o ser humano desesperançado, inseguro e angustiado. Assim, quando surge um problema difícil, mais grave, que lhe desafia a capacidade de resolução; quando se sente acuado pelas circunstâncias, e a situação foge ao seu controle; se sente preterido, ele parte para a solução que lhe parece mais fácil, e que, segundo seu modo de pensar, vai acabar de vez com todos os seus problemas: o suicídio.

A vida não tem fim, é património eterno, concedido por Deus a seus filhos, cuja finalidade é o nosso progresso crescente, até lograrmos a perfeição espiritual. Quem se entrega ao suicídio, como única solução para os problemas angustiantes da vida, comete um erro gravíssimo.

De acordo com o Livro “Palavras Simples, Verdades Profundas”, da autora Rita Foelker é de extrema importância termos a consciência de que:

A vida não acaba com a morte.
Os problemas não acabam com a morte.
O sofrimento não acaba com a morte.
A morte não apaga as nossas faltas.
A Doutrina Espírita propicia esperança e consolação, quando dá a certeza da continuidade infinita, que será tanto mais feliz, quanto melhor suportarmos as provas do presente.

Jamais estamos sozinhos ou desamparados. Somos espíritos eternos, cuja meta é a evolução. Através das etapas reencarnatórias, vamos progredindo e ganhando novas experiências e conhecimentos. Nessas vivências, cometemos atos bons, desenvolvendo afetos, ou nos comprometemos com atos negativos, prejudicando o próximo e a nós mesmos.

Olhemos em volta e contemplemos as dores que se estendem a perder de vista, o sofrimento de tanta gente, e compreenderemos que nossos problemas são tão pequenos e insignificantes que não vale a pena sacrificar a vida por causa deles. Pelo contrário, Deus nos concedeu tudo o que precisamos para viver bem. Nós temos amigos e o amor de uma família. Temos saúde, inteligência clara e raciocínio lúcido, condições de aprender para sermos cidadãos úteis e dignos, de forma a representar peça valiosa no progresso da sociedade terrena. Não desprezemos esses abençoados talentos que o Senhor nos concedeu. Mudemos a nossa maneira de agir. Doemo-nos em benefício dos outros, sem esperar receber. Amemos, sem exigir amor. Compreendamos, sem aguardar compreensão. Paremos de nos lamentar sem motivo e ajudemos. Exercitemos o bem em todos os momentos, e compreenderemos que Jesus, o Amigo Divino, está connosco, silencioso e compassivo, fortalecendo-nos nas horas difíceis, amparando-nos nos momentos de dor e sustentando-nos na caminhada rumo à evolução, sem nunca nos abandonar.

Autora e Palestrante: Rosane Vilela Merat

Data: 28 de setembro de 2014

Local: Centro Espírita João Batista – Itaboraí – RJ

Visualizações: 24

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!