Global Social



Quando eu era pequena, adorava circos, e o que mais gostava nos circos eram animais. Fiquei especialmente impressionado com o elefante que, como aprendi mais tarde, também era o animal preferido de outras crianças. Durante a função, o enorme animal ostentava um peso, um tamanho e uma enorme força… mas depois de sua performance até pouco antes de retornar para o estágio, o elefante sempre permaneceu amarrado no chão com uma corrente aprisionando suas pernas. No entanto, a estaca era apenas um pequeno pedaço de madeira mal enterrado alguns centímetros no chão. E, embora a corrente fosse grossa e poderosa, me pareceu óbvio que um animal capaz de arrancar uma árvore com a sua força poderia facilmente se libertar da estaca e fugir. O mistério ainda parece óbvio para mim. O que impede o elefante de fugir então? Quando eu tinha cinco ou seis anos, ainda confiava na sabedoria dos anciãos. Então perguntei a um professor, a um pai e a um tio sobre o mistério do elefante. Alguns deles me explicaram que o elefante não escapou porque foi treinado. Então fiz a pergunta óbvia: “Se ele é treinado, por que está acorrentado?“ Não me lembro de ter recebido uma resposta coerente! Com o tempo, esqueci o mistério do elefante e da estaca, e só me lembrei disso quando conheci outras pessoas que também se fizeram essa pergunta uma vez. Há alguns anos, descobri que, felizmente para mim, alguém foi sensato o suficiente para encontrar a resposta: O elefante de circo não escapa porque foi amarrado a uma estaca semelhante, desde que era muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o indefeso elefante recém-nascido preso à estaca. Tenho certeza de que, naquele momento, o pequeno elefante empurrou, puxou e suou tentando se soltar. E, apesar de seus esforços, ele não teve sucesso, porque era muito difícil para ele.

Imaginei que ele adormeceu exausto e no dia seguinte eu tentou novamente, e no dia seguinte, e no outro... Até que, um dia, um dia terrível para a sua história, o animal aceitou sua impotência e seu destino.

Aquele enorme e poderoso elefante que vemos no circo não escapa porque ele acha que não pode.

Tem a memória da impotência que ele sentiu logo após o nascimento. E o pior é que ele nunca questionou seriamente essa memória novamente. 

Nunca, ele nunca tentou colocar sua força para o teste novamente…


Somos todos um pouco como o elefante do circo: andamos pelo mundo atados a centenas de estacas que nos privam da liberdade. 

Vivemos pensando que “não podemos” fazer muitas coisas, simplesmente porque uma vez, algum tempo atrás, quando éramos pequenos, tentamos e não conseguimos. 

Nós então fizemos o mesmo que o elefante, e registramos em nossa memória esta mensagem: Eu não posso, eu não posso e eu nunca poderei.

Nós crescemos carregando essa mensagem que impusemos a nós mesmos e é por isso que nunca tentamos nos libertar da estaca novamente. 

Quando sentimos as algemas e sacudimos as correntes, olhamos com desconfiança para a estaca e pensamos: Eu não posso e eu nunca posso.

Autor: Jorge Bucay

Visualizações: 76

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Comentário de Marta Maria (adm) em 30 maio 2019 às 0:40

É verdade Aninha, se não acreditarmos em nós mesmo, quem vai acreditar? Hoje em dia as pessoas estão muito negativas, e tentam passar para nós o negativismo delas. Mas o importante é saber"quem eu sou e o que posso fazer", o resto... é lixo rs

Comentário de Marta Maria (adm) em 30 maio 2019 às 0:36

Obrigada Vanessa... beijinhos

Comentário de Vanessa Elen de Paiva Magalhães em 29 maio 2019 às 4:03

Muito lindo seu blog, parabéns.

Comentário de Ana Cruz Nobre em 28 maio 2019 às 19:39

MUITO BOA A SUA POSTAGEM MARTINHA ! FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA CONCEIÇÃO! É BOM ACREDITARMOS SEMPRE NAS NOSSAS CAPACIDADES!
OBRIGADA AMIGA. BEIJINHOS

Comentário de Marta Maria (adm) em 27 maio 2019 às 20:15

Muito bem Conceição. Você demostra uma força interior que muitas pessoas não tem e terminam sendo bitolados e acorrentados pela opinião dos outros. Parabéns amiga, continue sempre assim. O seu valor e a sua capacidade só vc sabe que o tem... beijinhos

Comentário de Conceição Valadares em 27 maio 2019 às 15:59

Martinha eu quando era criança nunca fui a nenhum circo pois meus pais não tinham dinheiro para isso, e hoje que posso ir não vou. Com respeito ás correntes Amiga tudo depende de pessoa para pessoa, eu também tive na minha vida e ainda hoje tenho a me diserem tu não consegues, tu não sabes, tu és burra, e se tive muita gente a dizer isso e continuam, e eu nunca mas mesmo nunca liguei a isso, pois eu posso fazer tudo e sei fazer quando quero, é tudo uma questão de acreditar em mim, de me valorizar e principalmente gostar de mim.
Amei o seu lindo blog. Beijinhos

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!