Global Social

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, bebê e atividades ao ar livre

Hoje muito se fala em guarda compartilhada, em direitos e divisão de tarefas iguais aos pai. O que hoje nos parece "óbvio", por muito tempo foi discutido, dando geralmente, em outros tempos, mais direitos - e também até mais deveres, mas isto é tema para outro artigo - às mães. Felizmente, esta modalidade de guarda, que hoje é a regra no âmbito de família no Brasil se amplia cada vez mais e se torna dia a dia mais comum.
Contudo, as crianças e adolescentes precisam de outro ser fundamental em sua formação e crescimento: os avós. E como ficam os direitos destes? Sim, pois existem muitos casos onde existe uma ruptura familiar onde sogros, noras e genros ou até mesmo os próprios filhos e seus genitores, não têm uma boa relação e tragicamente acaba se refletindo nos menores envolvidos neste contexto familiar. As vezes, divórcios e separações mal resolvidas também acabam trazendo restrições a esta convivência que se sabe, por regra, ser muito saudável.
E como ficam estes direitos? Desde 2011, graças à lei 12.398, que incluiu o parágrafo único no artigo 1589 do Código Civil, o direito à visitação dos avós está regularizada. Tal dispositivo foi ampliado, já em conformidade ao que a nossa Constituição e ECA (estatuto da criança e do Adolescente) afirmam a respeito da convivência familiar, que deve sempre preconizar o melhor para o menor. Desta forma, é importante ressaltar que a regulamentação destas visitas não serão tais como dos pais, até porque existe um contexto diferente. Caberá ao juiz, a partir da análise da situação, determinar como será disposto tal requerimento. Ainda, caso não seja interessante (leia-se saudável, muitas vezes), para a criança ou jovem que exista esta convivência, possivelmente o Magistrado decidirá por não regularizar, mesmo que temporariamente, esta questão. Como foi dito, é uma visitação diferente do que seria para os genitores, são situações especiais e por isso é necessária uma atenção diferenciada.
O que deve se lembrar é que SEMPRE o bem estar do menor deve ser priorizados, buscando sempre a harmonia familiar de forma saudável.

Visualizações: 20

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!