Global Social

A Baía de Guanabara que será entregue aos velejadores é bem diferente daquela prometida quando, em 2009, o Rio conquistou o direito de sediar as Olimpíadas. Neste período, os índices de coleta e tratamento de esgoto melhoraram, mas ainda estão distantes da meta de 80% anunciada pelas autoridades — e não há mais tempo hábil para que o objetivo seja alcançado, como o governador Luiz Fernando Pezão já admitiu.
São 16 municípios no entorno da baía, e quatro deles não tratam nenhuma parcela do esgoto coletado, segundo os dados mais recentes do Ministério das Cidades: Cachoeiras de Macacu, Magé, Nilópolis e São João de Meriti. À exceção é Niterói, onde a rede alcança quase toda a cidade, e 100% do esgoto é tratado.

Um relatório produzido em Julho, já nas mãos do Comité Olímpico Internacional (COI), aponta o principal risco para os atletas durante os Jogos: o lixo flutuante. A Secretaria estadual de Ambiente admite que a presença de detritos é a maior preocupação para as Olimpíadas, contrariando o discurso adotado pelas autoridades na época da candidatura. Para isso, o governo tem duas apostas, e diz que espera reduzir em 95% a quantidade de lixo: as ecobarreiras e os ecobarcos.
Hoje, há cinco estruturas instaladas na foz de rios que desaguam na baía — serão 17 até Agosto de 2016. Já os dez ecobarcos, que ficaram quatro meses parados por falta de pagamento do governo do estado, voltaram a operar em Julho. No fim do mês, a Secretaria assinou um contrato de R$ 629 mil com a Pro Oceano, que vai gerenciar o sistema. Segundo o governo estadual, a empresa vai usar softwares com capacidade de prever os pontos com mais concentração de lixo.

Visualizações: 26

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!