Global Social

umavidapontoaponto

Um homem tão baixo que, para melhor se debruçar sobre a grande mesa de madeira, via‑se obrigado a trabalhar de pé numa cadeira. Não maior que um menino pequeno. Mas que talento único de alfaiate. Ninguém como ele para domar os tecidos, amansar-lhes as fibras, ordenar-lhes o caimento. Usava a tesoura como outros usam o pincel, e os seus pontos, os seus pontos pequenos, perfeitos, eram mais uma escrita que uma costura.

Nem contabilizava o tempo gasto para ultimar um traje. O tempo não tinha valor para ele, valor tinha a tarefa. Trabalhava de dia, trabalhava de noite, dias e noites seguidos, até vê-la acabada. Só então descansava. E essa era a sua vida.

A costura, a casa, a janela. Mais nada. À rua não ia. Não sentia desejo nem tinha necessidade. Os fornecedores iam até ele, a comida lhe era entregue nas horas certas, sempre a mesma ou quase. De que mais precisava?

Precisava, sim, às vezes, de modelos. Não que fosse incapaz de criar, pelo contrário, mas sentia desejos de renovação. Então chegava à janela e durante horas estudava as bainhas que passavam ondeando junto ao calçamento, o corte das golas, das mangas, ou as rodas volteantes dos mantos. Olhava por fora e era como se visse pelo avesso. Depois, era com renovado entusiasmo que empunhava os grandes esquadros de madeira e traçava sobre o pano novos planos.

Não se limitava às roupas, queria o figurino completo. Fazia questão de ter sapatos, luvas, xale, uma pequena bolsa para as senhoras, e pèlerine, calçados, chapéus, um pequeno punhal para os cavalheiros.

Uma coisa, porém, se mantinha sempre igual: não importava a que horas ou que dia começasse, nem qual fosse o traje, seu trabalho sempre terminava tarde da noite, bem tarde. Era quando o homenzinho arrematava o último ponto, cortava a linha com os dentes, prendia a agulha no seu próprio colete e, com os braços carregados de indumentos, atravessava quase no escuro o fundo silêncio da casa. Uma porta, um quarto. Nesse quarto ele dispunha as peças de roupa sobre a cama organizando-as na ordem mesma do uso, a camisa ao alto, o corpete por cima, a anágua, a saia, as meias despontando abaixo da bainha, e os sapatinhos no chão. Ou a camisa, o colete, o casaco, as calças e as botas. Conferia os detalhes, verificava os acessórios, dava um último toque numa prega, numa gola. E saía. Nessa noite dormia profundamente.

Tão profundamente que não ouvia o leve ranger do piso, os passos, o estalar da porta de saída. Tudo estava em ordem quando acordava, sol alto, na manhã seguinte. No quarto, a cama feita e vazia. Ele ia à janela, procurava na multidão, até achar a pessoa que não havia estado ali no dia antes, que não havia estado antes em lugar algum, a pessoa criada por seus trajes e sua agulha. Depois subia na cadeira e, debruçado sobre a mesa, empunhava novamente os esquadros.

De que mais podia precisar?

De nada precisava até o dia em que precisou. E nesse dia, precisou com tal intensidade que pareceu-lhe sempre ter precisado. Era-lhe preciso um amor.

Mandou chamar os fornecedores. Sempre havia sido exigente, porém dessa vez surpreenderam-se os mercantes de tecidos, nada parecia servir-lhe. Ora queria veludo, ora queria cetim. Dizia preferir o lilás, mas encantava-se com o esmeralda. E cheirava os tecidos como se fossem flores, e os fazia farfalhar junto ao ouvido, e os alisava em afagos. Feitas as escolhas por fim, pago o preço, lá estava ele com o tecido estendido sobre a mesa e um tremor novo espalhado no peito.

Se nunca havia contabilizado a demora, dessa vez pareceu esmerar-se em lentidão. Tinha e temia a pressa de terminar. O desejo empurrava a agulha, o medo a retinha. Os pontos pequenos faziam-se minúsculos. E num rompante, desmanchava o já feito e recomeçava, buscando a perfeição.

Mas não houve meio de evitar. Uma noite, bem tarde, a roupa ficou pronta. Silêncio e solidão. As peças no braço, os passos no escuro, a porta aberta. E, peça a peça, o seu desejo estendido na cama.

Essa noite, não dormiu.

Ouviu os passos, mas antes que o ferrolho da porta de saída rangesse, levantou-se e foi ao encontro da mulher.

Ela o olhou de cima a baixo. Ele lhe disse que a casa era sua e lhe entregou a chave. Ela não sorriu. Assim começou.

Ao contrário dele, a mulher parecia gostar da rua. E por que não haveria de gostar? Saía cedo, ia talvez pavonear-se, exibir suas belas roupas. Há tantas coisas a fazer na rua quando se é jovem. Voltava tarde ou não voltava até o dia seguinte. Parecia esquecer-se dele. E quando o olhava era como se não o visse.

Sobre a mesa, os esquadros jaziam abandonados. Nem ele ousava subir na cadeira para trabalhar, temendo que ela chegasse de repente e o surpreendesse assim, empoleirado. E à noite deitava-se, para adormecer só depois que os passos leves anunciavam seu regresso.

Pensou que com o tempo ela o olharia de outro modo. Passou a cozinhar, deixando a mesa posta para ela. Mas a cada manhã retirava o prato e a taça de vinho como os havia deixado à noite, intocados. Comprou flores, que colocava no quarto enquanto ela estava ausente, e que lentamente apodreciam no jarro. Solicitou a seus fornecedores pequenos agrados com que a esperava por vezes sem ocupar-se da hora, um lenço bordado, uma pluma para o chapéu, um perfume. Ela os recebia como havia recebido a chave, estendendo a mão sem uma palavra, sem qualquer ternura no olhar.

A agulha amorosa do pequeno alfaiate não havia costurado sentimentos.

O tempo e o uso começavam a denunciar-se no traje da mulher. A viva cor de beringela que ele havia escolhido com tanto esmero já não parecia tão viva. Manchas turvavam a camisa antes imaculada, puía-se a gola, a barra da saia enlameada desfazia-se em fiapos. E faltava um botão.

Quando ele ia ao seu encontro ou quando a olhava escondido atrás da porta, sua mão erguia-se automaticamente até a agulha presa no colete. Mas era só um gesto. Sabia que não havia conserto possível para aquela roupa. Duraria somente quanto conseguisse durar.

E durou até as costuras de pontos tão pequenos começarem a se desfazer, até o tecido gasto tornar-se quase transparente. Enquanto houve solas nos sapatinhos, mesmo com furos, ela passou seus dias na rua, embora já não pudesse se pavonear. E afinal chegou uma noite de chuva em que, contrariando seus hábitos, chegou cedo. Entrou de cabeça baixa, passou por ele apressada. Os cabelos escorriam, a roupa já em frangalhos parecia vazia. Trancou‑se no quarto.

Ele ficou acordado ouvindo-lhe o silêncio. Depois, cansado, adormeceu.

Acordou tarde de manhã. Na luz pálida do sol a casa avançava tranquila dia adentro. A porta do quarto continuava fechada. O homenzinho aproximou-se, bateu. Não teve resposta. Tornou a bater. Silêncio. Devagar, pronto a fechar se fosse preciso, abriu, avançando aos poucos o olhar na fresta do batente. Não havia ninguém no quarto, talvez um leve perfume. Sobre a cama ainda feita, na ordem mesma do uso, viu os restos da camisa de cambraia, o que sobrava do corpete, da anágua, da saia. Das meias, nem vestígio. No chão, acabados, os sapatinhos.

***

Quando a beleza mora na aparência
e o vazio, no interior...

Marina Colasanti

Visualizações: 53

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Comentário de Margarida Maria Madruga em 1 novembro 2021 às 22:48

Um conto muito bem elaborado. Uma bela construção. Um ótimo ensinamento.

Comentário de Marta Maria (adm) em 24 outubro 2021 às 23:31

Cedo ou tarde, é possível concluir que não faz bem viver sozinho. O vazio é tirano: obriga excessos na aparência. Evidente que faz bem todo e qualquer cuidado. O bom gosto eleva, inspira, provoca melhorias. É possível cuidar da exterioridade e também da interioridade.

Comentário de Conceição Valadares em 24 outubro 2021 às 8:12

Belíssimo texto Adul

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!