Global Social

O que é o novembro azul? Qual a importância dessa campanha?


Para quem ainda não sabe, Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, assim como Outubro é considerado o mês de prevenção ao câncer de mama. A cor azul foi escolhida porque em sua grande maioria os casos são em homens, por isso, NOVEMBRO AZUL!

Mas qual a importância do Novembro azul?

É uma campanha muito importante. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata!! O câncer de próstata representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade.

Mas e as mulheres?

Mas não se enganem, mulheres também podem ter câncer de próstata. O alerta é de cientistas brasileiros que começam a desvendar as características do órgão no sexo feminino. As mulheres têm próstata e podem até mesmo desenvolver câncer no órgão que é localizado logo abaixo da bexiga. Esse foi um alerta dado por um grupo de cientistas da Unesp e da Unicamp, que revelaram que o órgão não é uma espécie de apêndice, como se imaginava. Para quem nunca imaginou que as mulheres tivessem próstata, mais uma surpresa: a glândula feminina nada mais é do que o Ponto G, que tanto debate já inspirou. A partir de quando deve-se preocupar? Muita gente tem em mente que é uma doença de idosos. Apesar do risco da doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos. Já nos casos femininos o alerta é a partir dos 60 anos e é valido para jovens que tomam hormônios na forma de anabolizantes. Vale lembrar que a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença! Isso quer dizer que um parente de primeiro grau com a doença vai duplicar sua chance. Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. Para quem tem casos na família, o recomendado é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Quais os sintomas?

Os primeiros sinais são:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no líquido seminal.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Fonte: Blog da Pimenta

Visualizações: 72

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!