Global Social

Não houve povo, até hoje, que ignorasse a existência da Divindade.

A ideia dessa Força Superior expressou-se, ao longo do tempo, conforme a cultura e os valores de cada comunidade, de cada época.

Assim, na Antiguidade, alguns, como ainda ocorre, concebemos a existência de um grupo de deuses.

Conforme a cultura greco-romana, eles eram quase humanos e, embora seus grandes poderes, eram considerados portadores dos mesmos sentimentos e imperfeições de qualquer mortal.

Algumas culturas lhes atribuíam atitudes tão brutais, que chegavam a lhes oferecer sacrifícios humanos, a fim de aplacar os achaques e destemperos das temidas divindades. Mais tarde, concebemos a ideia do Deus único, Criador de tudo e de todos.

Embora a evolução do conceito monoteísta, permanecia a ideia do Criador a vigiar as criaturas, pronto a castigá-las e enviar Sua ira Divina pelos menores erros humanos.

Assim, apenas temíamos a Deus, pois acreditávamos que quaisquer desvios de conduta eram severamente punidos.

Foi somente com Jesus que a concepção da Divindade ganhou outro caráter.

Pela primeira vez, a relação com Deus se tornou filial. O Mestre, ao orar, no-lo apresentou como o Pai Nosso que está nos céus.

Foi Jesus também quem nos explicou sobre a amorosa Justiça Divina, Sua Providência, seja com as aves dos céus, os lírios do campo, ou para conosco, Seus filhos.

Porém, poucos fomos aqueles que compreendemos essa proposta cristã.

Confundimos o próprio emissário com o Criador, imaginando-os como uma figura única.

E, em nome de um ou de outro, perseguimos, matamos, torturamos, ao longo dos séculos.

Por isso, muitos passaram a negá-lo, questionando a razão da existência de um Deus, que cometia injustiças.

Vários foram os filósofos, principalmente a partir do Século XIX, que se empenharam em destruir, em matar a ideia de Deus, em enterrá-lO, negando-O.

Entronizar a razão em Seu lugar era a atitude mais lúcida, defendiam.

De certa forma, tais filósofos tinham razão. Se esse era o Deus existente, melhor seria negá-lO a aceitar Seus disparates.

Porém, se esqueceram de analisar as alterações que os próprios homens introduziram no cristianismo nascente, tornando-o, muitas vezes, bem distante da proposta do Cristo.

Necessário, portanto, que resgatemos o Deus que Jesus nos apresentou.

Não o Deus a ser adorado em templos suntuosos, mas o Pai que mora em nossa intimidade.

Não o Deus tribal, que protege aos Seus, castigando os supostos inimigos, mas o Deus que ama a todos.

Não o Deus que se incomoda com o que vestimos, com a música que escutamos, com o que nos alimentamos ou com a religião que praticamos, mas o Deus do Universo, Criador das galáxias infindas e belezas incomuns.

É necessário fazermos as pazes com Deus. Desatar os nós emocionais que carregamos com relação ao nosso Pai Celestial.

Compreendê-lo, efetivamente, como o Pai, que não castiga, mas ensina; que não nos pune, mas oferece caminhos nem sempre agradáveis para nosso melhor aprendizado.

E entender que acima de tudo Deus nos ama, provendo a todas as nossas necessidades, dia após dia, conforme nos ensinou Jesus.

Redação do Momento Espírita.

Autor: Momento Espírita
Autor desconhecido
Reflexão Espírita Momento Espírita

Visualizações: 25

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!