Global Social

Acredito que dos maiores equívocos da sociedade ocidental – e que acabou contaminando a quase totalidade do pensamento religioso – é a ideia da imagem de Deus à nossa semelhança.

Sim, porque muito do pensamento humano é imaginar um Deus antropomórfico, ou seja, Deus criado à semelhança humana, cujos atributos e forma aparente lembram as características e valores humanos.

A criação de Adão, afresco pintado por Michelangelo no teto da Capela Cistina.


A arte de Michelangelo em “A criação de Adão” reflete este pensamento, pois retrata a imagem de Deus-humano criando o homem à sua suposta imagem e semelhança.

Penso que a confusão surge de uma interpretação literal da informação contida na tradição judaico-cristão escrita da Bíblia Sagrada, mais precisamente em Gênesis 1:26 na qual Deus teria criado o homem à sua imagem e semelhança (“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”[1]).

Esta tese deu ensejo à “criação” de um absurdo deus-humano, com todas as idiossincrasias que nos caracterizam: ciúmes, arrependimento, julgamento, ira e outros comportamentos puramente humanos que supostamente seriam de Deus.

Este pensamento absurdo evidentemente enfrenta forte crítica e não resiste à lógica e ao bom senso, pois como poderia Deus ter sentimentos humanos, ao passo que encontramos humanos com sentimentos superiores a este Deus ciumento?

Aí vem Alguém que sabe das coisas e nos apresenta Deus como Pai amoroso, bom e justo.

Pois é. Acredito que o equívoco se deve à desconsideração de que se trata de óbvia linguagem simbólica no Gênesis, além do que pode ser feito com uma interpretação sistemática e em conjunto com outras informações de que já dispomos.

De fato, somos sim criados à imagem e semelhança de Deus.

Allan Kardec inaugura O Livro dos Espíritos com uma pergunta intrigante: “Que é Deus?[2]” e a resposta dos espíritos a esta primeira pergunta é reveladora: “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” (lei mais aqui).

Outras chaves integram a busca que fazemos: Jesus no célebre diálogo com a samaritana revela que Deus é Espírito (João 4:24), ao passo que João, o evangelista, também dá conta que Deus é amor (1 João 4:8).

Com estas informações podemos entender um pouco esta “natureza” de Deus: inteligência suprema + criador primeiro + espírito + amor.

Através destas características (se podemos chamar assim) podemos entender a nossa semelhança com este Criador, pois somos também espíritos (embora temporariamente revistamos uma forma física), inteligentes (não supremos, mas limitados), também somos criadores (da nossa própria realidade) e tendemos ao amor e a amar.

O aprofundamento desta busca e destes conceitos ficará por conta do leitor destas singelas linhas, pois de fato somos criados à imagem e semelhança de Deus, não porém o deus-humano que singelamente interpretamos outrora.

[1] O plural utilizado no texto será objeto de uma análise específica em outro texto.

[2] A própria pergunta já demonstra que não se trata de “quem” – pessoa, mas “o que”, retirando o caráter humano da divindade.

Visualizações: 22

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!