Global Social

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Espanho

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Espanhol
Programa I: Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita
Ano 1 - N° 10 - 20 de Junho de 2007
THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br
Curitiba, Paraná (Brasil)

A organização federativa nacional, a FEB e as federativas estaduais

Apresentamos nesta edição o tema no 10 do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que está sendo aqui apresentado semanalmente, de acordo com programa elaborado pela Federação Espírita Brasileira, estruturado em seis módulos e 147 temas.

Se o leitor utilizar este programa para estudo em grupo, sugerimos que as questões propostas sejam debatidas livremente antes da leitura do texto que a elas se segue. Se destinado somente a uso por parte do leitor, pedimos que o interessado tente inicialmente responder às questões e só depois leia o texto referido. As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final da lição.

Questões para debate

1. Qual a principal tarefa das federações espíritas estaduais?

2. Reza o Estatuto da Federação Espírita Brasileira (FEB) que a execução do seu programa consistirá na integração das Sociedades Espíritas dos Estados e do Distrito Federal no seu organismo. Qual o objetivo dessa integração?

3. Quando foi fundada a Federação Espírita Brasileira (FEB)?

4. Qual é o objeto da Federação Espírita Brasileira?

5. Em que consiste o Conselho Federativo Nacional, quem o integra e qual a sua finalidade?

Texto para leitura

Como surgiram as federativas estaduais

1. Os espíritas do Brasil, tendo em vista a conveniência e oportunidade de uma organização geral de propaganda sobre bases homogêneas, resolveram empregar todos os esforços para a criação, na capital de cada Estado, de um Centro calcado nos moldes da Federação Espírita do Rio de Janeiro, tendo por fim promover a organização e a filiação de associações de estudo e propaganda em todo o Estado.

2. Tais instituições, aderindo ao programa da Federação Espírita Brasileira, a esta se filiariam com as respectivas associações subsidiárias, sem nenhuma relação de dependência disciplinar, mas unicamente com intuito de confraternização e unidade de vistas. Esse foi o plano concebido, e surgiram assim as Federações Espíritas Estaduais.

3. As federativas estaduais, embora com organizações administrativas muitas vezes diferentes, têm as mesmas finalidades e funções, e participam do plano superior com relação à difusão do Espiritismo no Brasil.

A importância do Pacto Áureo

4. A principal tarefa das federações estaduais é, pois, contribuir para que seja atingida e mantida a unidade doutrinária, objetivo esse que se consegue por meio do estudo das obras da codificação, fundamentalmente. Para isso, devem estar sempre em contato com as instituições a elas adesas, envidando, numa ação conjunta, todos os esforços para que o Espiritismo guarde sua integridade e possa ser divulgado com a fidelidade desejável.

5. Reza o Estatuto da Federação Espírita Brasileira (FEB) que a execução do seu programa consistirá na integração das Sociedades Espíritas dos Estados e do Distrito Federal no seu organismo, por ato federativo ou de adesão, de modo a constituírem com ela um todo homogêneo, no qual, com o único objetivo de confraternização, concórdia e solidariedade, se verifique completa harmonia de vistas e unidade de programa, moldado pelas bases da organização espírita.

6. A integração e união das instituições espíritas em torno de um mesmo ideal doutrinário, ou seja, o da codificação do Espiritismo, leva-nos a afirmar ser o Pacto Áureo o alto estágio atingido pelo Movimento Espírita em âmbito nacional, ao longo das lutas, das vicissitudes e testemunhos dos espíritas que receberam e cumpriram obrigações nobilitantes nas esferas da Unificação.

A FEB e o Conselho Federativo Nacional

7. A acção federativa far-se-á , assim, sempre no sentido da aproximação fraterna das instituições espíritas que mantenham actividades doutrinárias de conformidade com a codificação do Espiritismo, objectivando a troca de experiências e, acima de tudo, o fortalecimento do Movimento Espírita.

8. A Federativa Espírita Brasileira (FEB), fundada em 2 de Janeiro de 1884, no Rio de Janeiro (RJ), é uma sociedade civil religiosa, cultural e filantrópica, que tem por objecto e fins o estudo teórico, experimental e prático do Espiritismo, a observância e a propaganda dos seus ensinos, a prática da caridade espiritual, moral e material, e a união solidária das sociedades espíritas do Brasil.

9. À FEB incumbe a representação do Espiritismo, por parte do Brasil, em todos os atos e solenidades internacionais concernentes à organização espírita mundial, assim como nos congressos que se efetuarem, cujas conclusões devem ser submetidas ao Conselho Federativo Nacional, o órgão colegiado, de caráter permanente, cuja finalidade é executar, desenvolver e ampliar os planos da organização federativa da Federação Espírita Brasileira.

10. O Conselho Federativo Nacional é integrado por representantes da FEB e das federativas estaduais, que nele têm assento por meio de um dos membros de sua Diretoria.

11. O Conselho Federativo Nacional reúne-se ordinariamente uma vez por ano e, extraordinariamente, sempre que necessário, só podendo funcionar com a presença de metade mais um dos seus membros.

Respostas às questões propostas

1. Qual a principal tarefa das federações espíritas estaduais? R.: A principal tarefa das federações estaduais é contribuir para que seja atingida e mantida a unidade doutrinária, por meio do estudo das obras da codificação, fundamentalmente. Para isso, devem estar sempre em contacto com as instituições a elas adesas, envidando, numa acção conjunta, todos os esforços para que o Espiritismo guarde sua integridade e possa ser divulgado com a fidelidade desejável.

2. Reza o Estatuto da Federação Espírita Brasileira (FEB) que a execução do seu programa consistirá na integração das Sociedades Espíritas dos Estados e do Distrito Federal no seu organismo. Qual o objectivo dessa integração? R.: A integração das instituições espíritas com a FEB tem o objectivo de promover a confraternização, a concórdia e a solidariedade, para que se verifique completa harmonia de vistas e unidade de programa, moldado pelas bases da organização espírita.

3. Quando foi fundada a Federação Espírita Brasileira (FEB)? R.: Em 2 de Janeiro de 1884.

4. Qual é o objecto da Federação Espírita Brasileira? R.: A FEB tem por objecto e fins o estudo teórico, experimental e prático do Espiritismo, a observância e a propaganda dos seus ensinos, a prática da caridade espiritual, moral e material, bem como a união solidária das sociedades espíritas do Brasil.

5. Em que consiste o Conselho Federativo Nacional, quem o integra e qual a sua finalidade? R.: O Conselho Federativo Nacional é um órgão colegiado, de carácter permanente, cuja finalidade é executar, desenvolver e ampliar os planos da organização federativa da Federação Espírita Brasileira. Ele é integrado por representantes da FEB e das federativas estaduais, que nele têm assento por meio de um dos membros de sua directoria.

Bibliografia:

"Estatuto da Federação Espírita Brasileira".
"Orientação ao Centro Espírita", FEB, pp. 56 e 58.
"Reformador" de janeiro/1979.

Visualizações: 43

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!