Global Social

Entendamos de uma vez por todas que para que possamos melhorar, temos que conhecer melhor a nós mesmos. Uma das frases que notabilizou o grande Sócrates foi: “Conhece-te a ti mesmo”.
O conhecimento sobre nós mesmos é fator importante para nosso crescimento interior.
A grande missão de Jesus foi sem dúvida, ajudar nosso progresso moral e a estar em paz conosco e com nossos semelhantes.
Entretanto, para que possamos melhorar, é indispensável nos conhecermos e sabermos que esta é uma tarefa difícil que requer sabedoria e esforço.
Precisamos constantemente nos analisar melhor, procurando saber quais são nossas virtudes e quais são nossos defeitos, quais são nossas possibilidades e limitações e o que deve e o que não deve ser mudado.
Com o próximo, através das relações humanas, aprendemos a identificar nossas reações de comportamento e a discipliná-las.
A maior dificuldade que temos em nos conhecer, advém do nosso egoísmo, pois normalmente preferimos um elogio falso a uma crítica construtiva. Nossa tendência é de assumirmos o que é bom e atribuirmos aos outros o que é ruim.
Fazemos muita questão em julgar e apontar erros do próximo, mas não temos coragem de julgar a nós mesmos.
Allan Kardec na pergunta de número 919 em O Livro dos Espíritos, indaga, qual o meio mais correto de se conhecer, a si próprio, e o espírito Santo Agostinho nos ensina: – “Fazei o que eu fazia quando vivi na terra: ao fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha faltado ao cumprimento de algum dever e se alguém não teria motivo para se queixar de mim.

Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma.”
Habituemos a fazer perguntas claras e precisas à nossa consciência e seguir Jesus de Nazaré, que aconselhou: “Amar ao próximo como a nós mesmo e fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem”.

Visualizações: 34

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Comentário de Marta Maria (adm) em 29 setembro 2018 às 1:13

Se o homem buscasse conhecer-se a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estariam resolvidos.

John Lennon

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!