Global Social

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Programa III: As Leis Morais

Ano 1 - N° 49 - 30 de Março de 2008

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br
Curitiba, Paraná (Brasil)

As privações voluntárias

Apresentamos nesta edição o tema no 49 do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que está sendo aqui apresentado semanalmente, de acordo com programa elaborado pela Federação Espírita Brasileira, estruturado em seis módulos e 147 temas.

Se o leitor utilizar este programa para estudo em grupo, sugerimos que as questões propostas sejam debatidas livremente antes da leitura do texto que a elas se segue. Se destinado somente a uso por parte do leitor, pedimos que o interessado tente inicialmente responder às questões e só depois leia o texto referido. As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final da lição.

Questões para debate

1. Como podemos conceituar privação? E em que consiste a privação voluntária?

2. A privação voluntária deve ter limites?

3. Quais privações voluntárias são mais meritórias?

4. Alimentar-se de carne é para o homem da atualidade uma prática correta ou um equívoco?

5. A carne é indispensável à subsistência humana?

Texto para leitura
A privação voluntária deve ter limites

1. A palavra privação tem, segundo os dicionários, o sentido de “despojar, desapossar alguém de alguma coisa; destituir, tolher, fraudar”. Privação voluntária consiste, porém, em renúncia consciente a bens, favores, gozos, facilidades ou direitos a que se tem acesso ou posse natural e legítima.

2. A verdadeira privação voluntária é a que se dá em benefício do próximo, quer para auxiliá-lo materialmente ou espiritualmente. Há grande mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo, porquanto a caridade feita com sacrifício é sempre mais meritória.

3. A privação voluntária deve ter, porém, limites. Recomenda a doutrina espírita que, no que diz respeito à existência terrena, é preciso que nos contentemos com as provas que Deus nos envia, sem lhes aumentar o volume, que já é, por vezes, tão pesado. Aceitá-las sem queixumes e com fé, eis o que o Criador exige de nós.

4. O homem não deve enfraquecer o corpo com privações inúteis e macerações sem objetivos, porque necessitamos de todas as nossas forças para cumprir a missão que devemos desempenhar na Terra. Torturar e martirizar voluntariamente o corpo físico é contravir a lei de Deus, que nos dá meios de o sustentar e fortalecer. Enfraquecê-lo sem necessidade é um verdadeiro suicídio.
São inúteis as privações ascéticas de certos religiosos

5. Há privações voluntárias que são meritórias ao progresso individual. É o caso, por exemplo, do indivíduo que se priva dos prazeres do mundo para auxiliar o próximo. Pelo seu trabalho, pelo emprego de suas forças, de sua inteligência e seus talentos, ele reúne recursos com que concretiza seus generosos propósitos.

6. Essas privações são meritórias porque implica privar-se de gozos inúteis, desprende da matéria o homem e lhe eleva a alma. Meritório é, sem dúvida, resistir à tentação que arrasta o indivíduo aos excessos, ao gozo de coisas inúteis. E mais ainda o é tirar do que lhe é necessário para dar aos que carecem do bastante. Se a privação não passar de um simulacro, evidentemente será uma irrisão.

7. Os ensinos espíritas nos mostram que são inúteis as privações ascéticas que se observam em alguns religiosos. Com relação a elas, os imortais nos dizem: “Procurai saber a quem elas aproveitam e tereis a resposta. Se somente servem para quem as pratica e o impedem de fazer o bem, é egoísmo, seja qual for o pretexto com que entendem de colori-la. Privar a si mesmo e trabalhar para os outros, tal a verdadeira mortificação, segundo a caridade cristã”. (O Livro dos Espíritos, item 721.)

8. Muitas pessoas, quando passam a apreender um certo conhecimento espiritual, começam a abster-se de certos alimentos, principalmente a carne, por compreenderem que a ingestão de vísceras animais constitui comportamento contrário à lei da Natureza.
Alimentar-se de carne é um equívoco lastimável

9. Tratando desse tema, disseram os imortais, na questão 723 d’ O Livro dos Espíritos: “Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização”.

10. Emmanuel, contudo, nos alerta: “A ingestão das vísceras dos animais é um erro de enormes consequências, do qual derivaram numerosos vícios da nutrição humana. É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta dos matadouros e frigoríficos”. (O Consolador, pergunta 129.)

11. O Instrutor Alexandre reporta-se ao assunto no livro Missionários da Luz, psicografado por Chico Xavier, em que lembra que nós os terráqueos, a pretexto de buscar recursos proteicos, exterminamos frangos e carneiros, leitões e cabritos incontáveis. Sugamos os tecidos musculares, roemos os ossos e, não contentes em matar os pobres seres que nos pedem roteiros de progresso e valores educativos, para melhor atenderem à Obra do Pai, dilatamos os requintes da exploração milenária e infligimos a muitos deles determinadas moléstias para que nos sirvam melhor ao paladar. O suíno comum é enclausurado em regime de ceva, para adquirir banhas doentias e abundantes. Gansos são postos nas engordadeiras para que hipertrofiem o fígado, de modo a obtermos pastas substanciosas destinadas a quitutes famosos. Em nada nos dói o quadro comovente das vacas-mães levadas ao matadouro, para que nossas panelas transpirem agradavelmente, esquecidos de que tempos virão para a Humanidade terrestre em que o estábulo, como o lar, será também sagrado e que em todos os setores da Criação nosso Pai colocou os superiores e os inferiores para o trabalho de evolução, através da colaboração e do amor, da administração e da obediência. (Missionários da Luz, cap. 4, págs. 41 e 42.)
A carne não é mais hoje indispensável à vida

12. Não existe contradição entre a resposta consignada por Kardec e as lições de Emmanuel e Alexandre, porque entre Kardec e os dias atuais já se passaram mais de cem anos. Na época da Codificação, certamente não foi possível aos Espíritos Superiores dar outra resposta senão aquela. Há que considerar, também, o grau de evolução da Humanidade de hoje e o nível evolutivo da sociedade do Século XIX.

13. À medida que o homem progride moral e intelectualmente, passa a ter horror ao sacrifício dos animais, mesmo para a sua alimentação. A descoberta de novas técnicas de produção e o aprimoramento das existentes culminam por fazerem desaparecer, gradativamente, os matadouros e frigoríficos.

14. Hoje em dia os recursos alimentares, com o aperfeiçoamento da agricultura e da indústria, são inumeráveis. Nas viagens espaciais, por exemplo, os astronautas alimentam-se de substâncias condensadas em forma de cápsulas, que possuem todos os nutrientes necessários à sobrevivência.

15. Com a soja é possível substituir, com vantagens, inúmeros produtos de origem animal, como o leite, o queijo e mesmo a carne, o que indica que esta não apresenta mais o caráter de produto indispensável à subsistência humana, como certamente o era à época de Kardec.

Respostas às questões propostas

1. Como podemos conceituar privação? E em que consiste a privação voluntária? R.: A palavra privação tem, segundo os dicionários, o sentido de “despojar, desapossar alguém de alguma coisa; destituir, tolher, fraudar”. Privação voluntária consiste em renúncia consciente a bens, favores, gozos, facilidades ou direitos a que se tem acesso ou posse natural e legítima, mas a verdadeira privação voluntária é a que se dá em benefício do próximo, para auxiliá-lo materialmente ou espiritualmente.

2. A privação voluntária deve ter limites? R.: Sim. A privação voluntária deve ter limites. Recomenda a doutrina espírita que, no que diz respeito à existência terrena, é preciso que nos contentemos com as provas que Deus nos envia, sem lhes aumentar o volume, que já é, por vezes, tão pesado. Aceitá-las sem queixumes e com fé, eis o que o Criador exige de nós. O homem não deve enfraquecer o corpo com privações inúteis e macerações sem objetivos, porque necessitamos de todas as nossas forças para cumprir a missão que devemos desempenhar na Terra. Enfraquecê-lo sem necessidade é um verdadeiro suicídio.

3. Quais privações voluntárias são mais meritórias? R.: As privações voluntárias mais meritórias são as que o indivíduo experimenta, privando-se dos prazeres do mundo, para auxiliar o próximo. Essas privações são meritórias porque, ao privar-se de gozos inúteis, o homem se desprende da matéria e eleva sua alma. É meritório resistir à tentação que arrasta o indivíduo aos excessos, ao gozo de coisas inúteis, e mais ainda o é tirar do que lhe é necessário para dar aos que carecem do bastante.

4. Alimentar-se de carne é para o homem da atualidade uma prática correta ou um equívoco? R.: Segundo Emmanuel e Alexandre, trata-se de um equívoco, muito embora encontremos na questão 723 d’ O Livro dos Espíritos o seguinte ensinamento: “Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização”.
5. A carne é indispensável à subsistência humana? R.: Hoje em dia, graças aos avanços científicos, é possível substituir, com vantagens, inúmeros produtos de origem animal, como o leite, o queijo e mesmo a carne, o que indica que esta não apresenta mais o carácter de produto indispensável à subsistência humana, como certamente o era à época de Kardec.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, itens 720 a 723. O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. 5, item 26. O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. 13, item 6. O Consolador, de Emmanuel, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, pergunta 129.

Missionários da Luz, de André Luiz, obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, cap. 4.

Visualizações: 48

Deixar um comentário

Você precisa ser um membro de Global Social para adicionar recados!

Entrar em Global Social

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!