Global Social



Há alguns anos atrás, um médico do sul de França entrou em contacto comigo. A neta tinha adoecido subitamente e nenhum médico local conseguia efetuar um diagnóstico. Como os sintomas da doença da menina coincidiam com algo que eu havia descrito em artigos científicos acerca do sistema nervoso autónomo, o avô decidira pedir a minha ajuda.

Mostrei-me disponível de imediato e, durante vários meses, colaborei, por telefone ou fax, com os médicos franceses que tratavam a criança. Chegámos, por fim, a um diagnóstico e prescrevi um guia de tratamento que se revelou eficaz, pois a menina recuperou miraculosamente no espaço de algumas semanas. Os avós agradeceram-me e pediram-me que os contactasse, se alguma vez fosse a França.

No verão de 1996, fui convidado a assistir a um encontro científico internacional, em Nice. Escrevi ao médico cuja neta tratara e, quando cheguei ao hotel onde me ia hospedar, tinha uma mensagem sua à minha espera. Telefonei-lhe e combinámos jantar juntos.

No dia aprazado, viajámos de carro até à sua casa, situado na belíssima região do sul de França. Contou-me que, apesar de a mulher padecer de uma grave doença e não se encontrar bem, tinha insistido em encontrar-se comigo. Quando fomos apresentados, vi que a doença não conseguira apagar os seus traços de beleza e o seu porte digno.

Confesso que comemos uma das melhores refeições que algum dia provei.

Depois do jantar, a senhora comentou:

— O meu marido disse-me que o senhor é judeu.

Respondi afirmativamente e o casal pediu-me que lhes falasse do Judaísmo, em especial das festividades a ele associadas. Expliquei-lhes tudo da melhor forma possível e fiquei surpreendido com os fracos conhecimentos que tinham sobre o tema. A senhora mostrou um interesse particular no Hanucá.

Depois de eu responder a todas as perguntas, olhou-me nos olhos e disse:

— Tenho algo para lhe oferecer.

Desapareceu por momentos e regressou com algo embrulhado em tecido.

Sentou-se, fitou-me com os olhos cansados e começou a falar devagar:

— Quando tinha oito anos, durante a Segunda Guerra Mundial, as autoridades vieram à nossa aldeia para prender todos os judeus. A minha melhor amiga era judia e chamava-se Jeanette. Certa manhã, quando ia ter com ela para brincar, vi a família ser toda enfiada num camião, sob a ameaça de uma pistola. Corri para casa dela e vi que desaparecera. Vi também que os aldeãos saqueavam a residência, levando tudo o que pudessem encontrar de valor. Reparei que apenas atiravam para a rua os objetos relacionados com o culto judaico. Aproximei-me e vi um objeto que a família de Jeanette acendia por volta da altura do nosso Natal. Pensei “Vou levá-lo para casa para quando a Jeanette voltar”. Mas nem ela nem a família voltaram.

Parou por momentos de falar.

— Nunca mais me separei dele. Escondi-o dos meus pais e nunca falei dele a ninguém. Nos últimos 50 anos, só o meu marido soube que existia. Quando compreendi o que tinha realmente acontecido aos judeus, e me dei conta da quantidade de franceses que tinham colaborado com os nazis, deixei de poder olhar para ele. Contudo, mantive-o escondido, sem saber bem porquê. Agora sei que o guardei para si, a pessoa que salvou a nossa neta. Confio-lho.

As suas mãos trémulas colocaram-no no meu regaço. Desenrolei o tecido devagar e deparei com uma menorá diferente de todas quantas tinha visto. Era feita de bronze puro e tinha oito braços para o azeite e os pavios. O nono braço central era mais alto do que os restantes e tinha um anel que permitia pendurá-lo no teto, tal como a senhora vira no corredor da casa de Jeanette. A menorá parecia muito antiga. Posteriormente, disseram-me que deveria ter provavelmente cerca de um século.

Enquanto pensava em tudo o que ela representava, comecei a chorar e apenas pude murmurar um obrigado.

Quando me despedi deles, a senhora disse:

— Estas velas devem ser acesas de novo.

Soube mais tarde que morrera um mês depois do nosso encontro.

Neste Hanucá, a menorá vai ser acesa de novo. E quando a acendermos, eu e a minha família iremos dizer uma oração especial em honra daqueles cuja memória ela representa.

Não deixaremos que a sua luz se apague jamais.

Autor: Blair Grubb

Visualizações: 138

Os comentários estão fechados para esta entrada de blog

Comentário de Marta Maria (adm) em 28 novembro 2018 às 0:06

Adorei o texto. Hoje vim a ler com mais calma. É lindo!!
Que haja sempre luz no nosso caminho. Luz do amor, perdão e da solidariedade.
Não deixemos nosso menorá apagar... Amém!

Comentário de Ana Cruz Nobre em 25 novembro 2018 às 19:01

Obrigada Adul pela bonita mensagem!

Comentário de Patrizia Gardona em 24 novembro 2018 às 6:29

Simplesmente Maravilhosa a mensagem e a formatação, meu amigo, amei a história, meu marido era judeu.

Comentário de Laura Gonçalves em 23 novembro 2018 às 22:40

Aline é minha editora e usamos email conjuntamente.

Comentário de Lia Menezes em 23 novembro 2018 às 22:20

Boa noite!!!!

Comentário de Conceição Valadares em 23 novembro 2018 às 21:33

Linda partilha Adul! Que a vela se acenda pelo mundo.

Imagem relacionada

Fale com os membros

Ola deixe apenas uma mensagem por dia pois por limitações só são guardadas as ultimas 100 mensagens.

Membros da Rede

Menu de Funcionalidades

Membros
Fotos/Videos/Blog
Entretenimento/Ajuda

© 2024   Criado por Adul Rodri (Adm)   Produzido Por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Registe-se Juntos fazemos a diferença!